Exposição de obras com base na iluminação em cartaz no Flamengo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Fez-se a luz. E, da luz, fez-se a arte. Tendo a luz a sua claridade em meio ao ambiente escuro das salas fechadas, esculturas e instalações têm a iluminação como base e ponto de partida para a criação de cores, formas e movimentos, na exposição Light Art Rio, em cartaz no Oi Futuro do Flamengo até este domingo, 28/07, com entrada gratuita.

Light Art Rio foto geral Exposição de obras com base na iluminação em cartaz no Flamengo

Em 3 pisos do centro cultural, no Flamengo, a mostra reúne obras de três artistas, todas elas com a luz como elemento principal de criação, em trabalhos multidisciplinares, combinando técnicas que passam por artes plásticas, vídeo e programação gráfica, além, é claro, do próprio light design.

A curadoria é de Fernanda Vogas, que aponta a mostra como a primeira exposição de light art no Rio de Janeiro. “Os visitantes experimentarão a luz em suas diversas formas sensoriais e especiais”, ressalta ela, no guia de apresentação do Light Art Rio.

Com a luz como elemento comum, os artistas e suas obra têm inspirações e características bem diversas, especialmente quanto às formas de arte e técnicas utilizadas nos trabalhos de cada um deles, como vemos agora, um por um.

Advertisement

Águas, Bússula e Água Viva – Alexandre Mazza

Com três obras criadas desde 201s, e distribuídas entre o quatro e o quinto piso, Alexandre Mazza lança seu foco sobre a água. Na série de vídeos “Águas I, II, III e IV”, deste ano, ele dá sequência a “Água Viva”, que reflete sobre a relação entre natural e artificial, e Bússula, inspirada no Salar de Uyni, maior planície de sal do mundo, localizada na Bolívia.

Light Art Rio foto Bússula Exposição de obras com base na iluminação em cartaz no Flamengo

Sistema Circulatório – Anaisa Franco

No centro do quarto piso do Centro Cultural Oi Futuro, a artista reproduz, em um globo, o mapa do tráfego de todas companhias aéreas do mundo, com dados de tempo real.

Trata-se do “Sistema Circulatório”, em que luzes avermelhadas dão cor às rotas, que acendem e se apagam na mesma proporção de intervalo dos horários dos voos internacionais.

Light Art Rio foto Sistema Circulaatório1 Exposição de obras com base na iluminação em cartaz no Flamengo

Com a transformação dos voos em veias, Anaisa Franco, de São Paulo, faz uma analogia entre a circulação sanguínea, que distribui nutrientes e oxigênio pelo corpo humano e o transporte aérea, que conecta pessoas e culturas.

A Cor Que Habito – Carmen Slawinski

Criada especialmente para a Light Art Rio, “A Cor Que Habito” tem mais de mil fios branco de lã esticados no segundo piso, onde a pintora e light designer Carmen Slawinski programou luzes a partir das primárias azul, vermelho e verde que, ora são projetadas sozinhas, ora se misturam em diversas combinações, gerando outras cores, pelas quais os visitantes passeiam, em um ambiente imersivo.

“É um situação sensorial. E estou propondo que as pessoas se coloquem dentro da luz. Para ter essa imersão não só na luz que está te banhando, mas nas sensações que ela te traz”, resume a artista.

Light Art Rio
Centro Cultural Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Tel.: 3131-3060. Obras sob curadoria de Fernanda Vogas. De terça a domingo, das 11h às 20h. Até 28 de julho. Entrada gratuita. https://oifuturo.org.br/evento/light-art-rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição de obras com base na iluminação em cartaz no Flamengo
Jornalista especializado em versatilidade desde 1998, de polícia a política, já cobriu das eleições de 2010 à recessão econômica de 2015/2016. Colabora com o canal Rio das Artes, divulgador de cultura e entretenimento na Cidade Maravilhosa.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui