O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) comemora seus 35 anos com a inauguração de uma exposição inédita intitulada “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, que será aberta ao público no próximo dia 2 de outubro. A mostra reunirá cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de diversas regiões do país, oferecendo um amplo panorama das artes brasileiras durante a década de 1980. Além das peças de arte, a exposição trará elementos da cultura visual da época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos icônicos, ampliando a reflexão sobre o contexto histórico e cultural daquele período.
A exposição busca conectar o público com uma geração que dedicou grande parte de sua energia não apenas à produção artística, mas também à construção de novos projetos de país e cidadania. Assim como a música “Fullgás”, de Marina Lima, que dá nome à mostra, a intenção é evocar a intensidade e a efemeridade que marcaram os anos 1980 no Brasil.
Com curadoria-chefe de Raphael Fonseca e curadoria-adjunta de Amanda Tavares e Tálisson Melo, a exposição foi concebida para ocupar todas as oito salas do primeiro andar do CCBB RJ, além da rotunda, e será dividida em cinco núcleos conceituais, todos batizados com nomes de músicas emblemáticas da década de 1980: “Que país é este” (1987), “Beat acelerado” (1985), “Diversões eletrônicas” (1980), “Pássaros na garganta” (1982) e “O tempo não para” (1988). Cada núcleo aborda uma faceta da produção artística e cultural do período, abrangendo desde questões políticas e sociais até temas como futurismo, natureza e a passagem do tempo.
Um dos destaques da exposição será uma instalação com balões do artista paraense Paulo Paes, localizada na rotunda do CCBB. Segundo os curadores, o balão, por sua efemeridade, simboliza o caráter festivo e transitório da época. Outra atração será uma banca de jornal no térreo do CCBB, repleta de publicações da época, como revistas, vinis e gibis, que prometem transportar o visitante para o universo visual dos anos 1980.
Reflexão Ampliada Sobre a Década de 1980
A curadoria da exposição busca explorar os anos 1980 de forma abrangente, estendendo a linha do tempo do período entre 1978 e 1993, além da definição tradicional de uma década. Assim, “Fullgás” abrange desde o final do Ato Institucional 5, em 1978, até o ano seguinte ao impeachment de Fernando Collor, em 1993. O objetivo é refletir sobre as profundas mudanças culturais e estruturais que ocorreram no Brasil durante esse arco de 15 anos, que vai do fim da ditadura militar à redemocratização.
Os curadores ressaltam que a exposição pretende trazer à tona a produção artística de várias regiões do país, além de evidenciar que, fora do eixo Rio-São Paulo, diversos movimentos importantes ocorreram nesse mesmo período. Nomes como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Leonilson e Leda Catunda, além de artistas de outras partes do Brasil, como Jorge dos Anjos (MG), Kassia Borges (GO) e Sérgio Lucena (PB), estão entre os destaques.
A realização de “Fullgás” conta com o patrocínio da BB Asset, gestora de fundos do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A exposição estará em cartaz no CCBB Rio de Janeiro até o dia 27 de janeiro de 2025. Após essa data, “Fullgás” seguirá para outras unidades do CCBB em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, levando esse olhar único sobre a década de 1980 para outras regiões do país.
Serviço: Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil
2 de outubro de 2024 a 27 de janeiro de 2025
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 3808.2020 | ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Ingressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB – bb.com.br/cultura.