Banner virtual exposição (Foto: Divulgação)

A Galeria Modernistas, em Santa Teresa, na região central do Rio, apresenta a primeira exposição individual do artista Hagamaia, “Inner Sanctum: uma cartografia queer dos masculinos”, seleção de obras realizadas a partir de uma investigação sobre o prazer, a contemplação e o erotismo homoafetivo. Ao todo, oito proposições artísticas inéditas dialogam com a arquitetura da galeria, contrapondo esculturas ornadas e suportes em madeira ao chão e paredes de vidro, questionando o anacronismo e a fragilidade das estruturas normativas do masculino tradicional frente às demandas de um mundo contemporâneo diverso que desloca o homem de sua posição de poder.

Com curadoria de Ana Lobo a exposição apresenta linguagens e técnicas artísticas variadas, reunindo obras que vão desde o desenho, colagem e esculturas, até performances a serem praticadas in loco. Na exposição o corpo é um templo de prazer e autoconhecimento, de questionamento e de representatividade.

Estudos sobre o corpo e a subjetividade aparecem como ponto seminal da proposta de
Hagamaia HAGAMAIA . O artista comenta as imagens do masculino a partir da performatividade, em gestos e relações afetivas expressas em desenhos, esculturas, sessões de modelo vivo, e também em objetos utilitários, integrados na cultura LGBTQI+.

Na exposição, bulas médicas, recortes de revistas, publicações homoeróticas, joias azuis losangulares são alguns objetos de contemplação a revelarem códigos do universo LGBTQI+. Em contraposição a esse “gabinete de curiosidades” contemporâneo,
o artista busca destruir a imagem falocêntrica dos ícones do passado. Assim, os torsos gregos que ditam padrões de beleza a partir da simetria são agrupados em uma curva gaussiana, instalando ironias sobre as expectativas da virilidade. Esculpidos em vidro, as esculturas de São Sebastião e , Ganimedes encenam o prazer como atos simbólicos – afirmando a complementaridade tácita e histórica entre o erótico e o sagrado.

Nome da exposição

Inner Sanctum é uma música do grupo Pet Shop Boys, duo pop de grande influência na cultura LGBTQI+, mixada com um canto polifônico renascentista (Kyrie da missa Papae Marcellis de Palestrina). Embalado por essa assemblage musical, HAGAMAIA fratura
ícones da cultura ocidental, apresentando o masculino em seu santuário de múltiplos prazeres.

A exposição agrega uma estética figurativa simbólica, um olhar barroco e queer, para refletir de forma ora espirituosa e crítica, ora de sensibilidade compassiva, na tragédia masculina que se agarra aos mitos seculares de força e potência falocêntrica, que gera padrões inalcançáveis de vigor duradouro e desejos profundos. A exposição é dividida em três mitologias: as utópicas (medo e desejo), as do poder (discutindo as relações homoafetivas intergeracionais e os jogos do poder do corpo) e as reversas (a sensualidade da fragilidade).

O artista usa dos meios expressivos da preferência de sua subjetividade: desenhos, colagens, processos que considera de extravasamento das ideias e sensibilidades, de planejamento e organização dos conceitos e símbolos; esculturas, processos lentos onde erros eventualmente incorporados e o caráter cênico apresenta-se como instalações escultóricas que contam uma história de contrastes, discrepâncias. A tentativa é sempre de lidar com as grandes dualidades humanas: o Eros e o Sacro, a Impermanência e o Eterno.

INNER SANCTUM
uma cartografia queer dos masculinos
Exposição Individual de Hagamaia
Curadoria – Ana Emília Lobo


Exposição
28/08/2021 a 30/10/2021
Local: Galeria Modernistas – Segundo andar
Rua Paschoal Carlos Magno – 39/ Santa Teresa Rio de Janeiro, RJ
Visitação
Qui. a sáb. – de 11h às 17h
Dom. – de 10h às 14h
Agendamento e informações:
+55 21 98393892 ou
thelma.v.innecco@gmail.com
hagamaiaescultura@gmail.com


Programação estendida:
28/08
– Vernissage
11/9 e 9/10 – Drawing & Drinks (sessão de modelo vivo, bate papo e drinks)
25/9 Performance “Baco ” com o ator Gui Albertini
23 e 24/10 Lançamento do catálogo Inner Sanctum
24/10 Rodas de conversa (a arte queer e o masculino em desconstrução)
29/8 e 24/10 Visita guiada:

Online
@galeriamodernistas
@hagamaia

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui