Exposição ‘Iorubá’ chega na galeria Gozto, no Cosme Velho

As peças foram feitas pelo premiado designer Zanini Zanine e são inspiradas nas artes africanas e na cultura iorubá; a amostra estará livre para visitação até o dia 28 de agosto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira, (29/07), o designer Zanini de Zanine abre, na galeria de design Gozto, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro, a exposição Iorubá, com suas cadeiras de inspiração africana.

O jovem possui um sobrenome muito conhecido no nicho da arquitetura, pois seu pai era um gênio da profissão no país, José Zanine Caldas (1919-2001)

José era fascinado pela arte popular africana chegou a visitar países da África Ocidental como Nigéria, Gana, Togo, Senegal e o antigo Reino do Daomé (hoje Benim). Objetos trazidos desses destinos decoravam as casas onde o arquiteto viveu com a família. Atento a essas vivencias seu filho, Zanini de Zanine, cresceu e seguiu os passos do pai e hoje, aos 44 anos, é um dos mais respeitados designers do país e também amante da arte africana.

A arte africana e a cultura iorubá motivou uma pesquisa de Zanini Zanine que resultou nas suas mais recentes criações artísticas. As peças poderão ser vistas na exposição Iorubá, que ocupa a Gozto, de Sergio Zobaran, voltada exclusivamente a mostras de design, no Beco do Boticário nº 1, Cosme Velho, no Rio de Janeiro. A mostra pode ser conferida de 29 de julho a 28 de agosto com visitas agendadas previamente.

Advertisement

As obras

São quatro cadeiras de madeira que ganharam, duas delas, nomes de nações (Benim e Togo) e, as outras duas, nomes de dois dos orixás masculinos do candomblé: Oxossi e Xangô. São peças-esculturas esculpidas, seguindo a tradição, a partir de uma matéria prima maciça, respeitando, obviamente, protocolos vigentes na Legislação Ambiental. A madeira utilizada nas peças é oriunda da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós – Coomflona do Tapajós, em Santarém, Pará, região Norte do país. Naquela cooperativa, a madeira é extraída de forma sustentável, seguindo regras de proteção estabelecidas e fiscalizadas pelo Ibama.

E o resultado vai além do mero mobiliário ou do utilitário doméstico. São quatro esculturas em que misturam traços étnicos às linhas arrojadas e modernas. São peças sofisticadas e confortáveis, mostrando que estética e praticidade podem, sim, estar alinhadas. E não seria diferente em se tratando de Zanini de Zanine. Afinal, como reza o dito popular, quem sai aos seus não degenera. Motumbá Kolofé!

Serviço: IORUBÁ – Exposição de Zanini de Zanine

Local: GOZTO – A galeria de design do Rio – Beco do Boticário, nº 1, Largo do Boticário, Cosme Velho

Visitação: 29 de julho a 28 de agosto

Visitas agendadas pelo telefone: 11 98547-0320

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição 'Iorubá' chega na galeria Gozto, no Cosme Velho
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição 'Iorubá' chega na galeria Gozto, no Cosme Velho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui