Exposição itinerante ‘Arte Sobre Rodas’ estreia nesta quinta no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Hélio Oiticica e Lygia Clark, 2 grandes nomes da arte contemporânea brasileira, terão sua própria exposição itinerante, que estreia nesta quinta-feira (19/09) na Marina da Glória, Zona Sul da cidade.

O projeto Arte Sobre Rodas busca levar a arte a locais públicos, com visitação gratuita. ”Nosso intuito é colaborar para a democratização da arte, fazendo com que as pessoas experimentem, vivam e sejam coautoras das obras”, explica Renata Lima, produtora da mostra, ao lado de Robertha Blatt.

Um caminhão abrigará 14 trabalhos de Hélio e Lygia e circulará pela cidade. Começando pela Marina da Glória, no Boulevard dos Restaurantes, entre os dias 19 e 21 de setembro. Após essa curta temporada, o veículo estacionará em espaços públicos, como a Praça Nossa Senhora da Paz e o Parque de Madureira.

Monitores especializados guiarão as visitas e será possível interagir com os Parangolés Capa 12, da Adversidade; Capa 13, Estou Possuído; Capa 16, Guevarcália, de Oiticica. Bolides e Metaesquema também fazem parte do roteiro. Com Lygia Clark, a experiência acontece com Diálogos: Óculos; Estruturas Vivas; Camisa-de-Força; Livro Sensorial; Superfície Modulada; Cabeça Coletiva; Caminhando e os Bichos.

Advertisement

As obras mudam de acordo com a experiência de cada um. O objetivo não é somente a contemplação, mas também o despertar de sentimentos escondidos pela correria do dia a dia, através de objetos que fazem parte do mesmo cotidiano e em espaços públicos.

”Estamos fazendo um convite para as pessoas saírem do ‘sedentarismo social”’, propõe Robertha Blatt, produtora do evento e criadora do éoé, plataforma de projetos que unem arte, psicologia e educação.

Ao se aproximar do caminhão, o visitante é recebido pelos monitores e convidado a experimentar as diferentes sensações propostas por cada obra.

image004 3 1 Exposição itinerante 'Arte Sobre Rodas' estreia nesta quinta no Rio

Roteiro

  • 19 a 22 de setembro: Marina da Glória, de 09h às 17h;
  • 25 e 26 de setembro: Praça Santos Dumont, de 09h às 17h;
  • 28 de setembro: Casa Firjan, Botafogo, de 09h às 17h;
  • 29 de setembro: Aterro do Flamengo, próximo ao MAM, de 09h às 17h;
  • 01 de outubro: Praça Mauá, Centro, de 09h às 17h;
  • 02 e 03 de outubro: Praça do Ó, Barra da Tijuca, de 09h às 17h;
  • 05 e 06 de outubro: Quinta da Boa Vista, de 09h às 17h;
  • 08 de outubro: Praça Mauá, de 09h às 17h;
  • 10 de outubro: Praça General Osório, de 09h às 17h;
  • 11 e 12 de outubro: Praça Nossa Senhora da Paz, de 09h às 17h;

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição itinerante 'Arte Sobre Rodas' estreia nesta quinta no Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição itinerante 'Arte Sobre Rodas' estreia nesta quinta no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui