Exposição mistura Dinossauros e Robótica em Caxias

Em atividade, desde 2010, no antigo Fórum de Duque de Caxias, o Museu Ciência e Vida é o primeiro museu interativo do estado do Rio. Tem a missão de inverter o fluxo de conhecimento, fazendo moradores da capital, estudantes e pesquisadores virem para a Baixada, oferecendo o desafio de estimular nos visitantes diferentes sensações, que os levem a novas experiências do saber, e despertar o gosto pela ciência. Por meio da interatividade, o público é instigado a buscar suas próprias descobertas científicas.

No coração de Duque de Caxias, o Museu, possui aproximadamente 5.000m2 ao mesmo tempo diversas exposições temporárias, planetário, auditório e salas para oficinas, o que possibilita, a cada visita, uma nova experiência.

Oferece gratuitamente todas as atividades culturais, artísticas e educativas, além das exposições: oficinas para professores, programas de atendimento diferenciado para grupos, oficinas de robótica, atividades lúdicas educacionais, cineclube, palestras e seminários. Infelizmente, o Museu é pouco conhecido do público da Baixada e do Grande Rio, o que é uma pena.

Atualmente, está com a mostra Dinossauros – do Cretáceo à Robótica que apresenta réplicas de dinossauros brasileiros, como o Uberabatitan Riberoi, além de outros animais pré-históricos que viviam no território brasileiro. O visitante também pode participar de oficinas, nas quais, de maneira lúdica, são abordados assuntos que passam pela geologia, paleontologia, arqueologia e outras áreas de conhecimento.

<

“Além de aprender sobre esse passado tão distante, os visitantes também se envolvem com o nosso mundo contemporâneo, com os avanços de tecnologia, especificamente da robótica. Os olhares para o passado e para o futuro movem a curiosidade humana, movem a ciência. Para nós, do Museu Ciência e Vida, é também um aceno para os nossos desafios, pois queremos oferecer mais experiências em tecnologia no nosso espaço”, declara a diretora do museu, Mônica Dahmouche.

Projeto da Fundação Cecierj, o Museu Ciência e Vida tem espaço para três exposições distribuídas por quatro pavimentos. As mostras temporárias, sobre anatomia, meio ambiente, energia e temas afins, procuram aliar a experiência interativa com o conhecimento. O museu possui um planetário de oito metros de diâmetro, com capacidade para 52 pessoas por sessão. Grupos escolares, universitários e outros, podem agendar visita no espaço. A exposição Dinossauros, fica até o final de junho, é resultado da parceria da instituição  com o Museu da Geodiversidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É tudo de graça!

SERVIÇO

Endereço: R. Ailton Costa, s/n, Jardim 25 de Agosto
Telefone agendamentos: (21) 2671-7797 
Email: contato@museucienciavida.com.br
Site: http://www.museucienciaevida.com.br
Horário de Funcionamento: Ter a sab, de 9h às 17h; dom e feriados, de 13h às 17h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here