Exposição no Jardim Botânico chama atenção para o câncer de mama

Ensaio idealizado pela médica Fátima Marchi, que atua há 30 anos no CDPI, traz fotos de flores tiradas por mamógrafo para desmistificar exame

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe, entre os dias 22 e 31 de outubro, o ensaio Flor Essência, da médica e fotógrafa Fátima Marchi. A exposição traz a temática do câncer de mama por meio de imagens de flores, produzidas utilizando um mamógrafo. A entrada é gratuita.

A exposição chama a atenção do público para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama de uma forma poética, trazendo a sensibilidade artística. De acordo com o Inca, a estimativa é que mais de 60 mil pessoas por ano sejam diagnosticadas com a doença. Por outro lado, as chances de cura ultrapassam 90%, quando detectado em estágio inicial.

Ao colocar diversas flores em um mamógrafo e radiografá-las com toda delicadeza, a metáfora da mulher é trazida à tona para desmistificar o estereótipo do desconforto que o exame ainda carrega, despertar para a beleza e encorajar a conscientização para o cuidado da saúde feminina”, explica Dra. Fátima Marchi.

Médica radiologista, Dra. Fátima Marchi trabalha há mais de 30 anos com o público feminino e faz parte do corpo clínico do CDPI, unidade de diagnóstico da Dasa, maior rede integrada de saúde do Brasil. A ideia da exposição surgiu após ela própria superar o câncer de mama, em 2007.

Advertisement

As delicadas imagens de flores, botões, caules e folhas, com uma riqueza ímpar de detalhes, trazem o invisível aos olhos”, detalha. “A mensagem da exposição é de esperança, de que todos precisamos viver os nossos invernos, à espera do florescer da primavera” conclui a especialista.

Além da mostra fotográfica, nos dias 29/10, às 14h, e 31/10, às 11 h (último dia da exposição), a Dra. Fátima Marchi fará palestras abertas ao público, quando abordará a sua experiência em superar o câncer de mama, a arte e a fotografia, além de ressaltar a importância da conscientização do cuidado com a saúde durante todo o ano.

Serviço
Exposição Flor Essência
Data: 22 de outubro a 31 de outubro
Horário: 8h às 17h
Endereço: Museu do Meio Ambiente – Jardim Botânico do Rio de Janeiro: R. Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição no Jardim Botânico chama atenção para o câncer de mama
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui