A exposição “Paisagens Ruminadas”, de Luiz Zerbini, em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, atingiu mais de 70 mil visitantes no último final de semana, segundo o Jornal O Globo. Até o dia 2 de setembro, ainda é possível conferir a primeira retrospectiva de um dos principais artistas da geração 80 e uma figura de destaque na arte contemporânea brasileira.
O artista reflete sobre seu processo criativo ao afirmar que “viver é ruminar paisagens”. A exposição no CCBB ocupa todo o primeiro andar do museu e oferece uma visão abrangente de quase 50 anos de carreira do artista, que tem impacto no cenário artístico nacional e internacional. Com curadoria de Clarissa Diniz, a mostra apresenta 140 obras em pintura, instalação e vídeos, divididas em cinco núcleos temáticos. Os visitantes poderão explorar o trabalho de Zerbini, onde paisagens, sonhos e memórias são constantemente reinterpretados.
“Paisagens Ruminadas percorrem alguns dos caminhos da voluptuosa e fascinante paisagística de Luiz Zerbini. Ao reunir obras de várias décadas e apresentar esculturas, objetos, monotipias, instalações e vídeos, a exposição matiza o já conhecido protagonismo de sua pintura, convidando os visitantes a observarem como a ruminação tem sido o principal método de criação desse artista que desde cedo vem mastigando, digerindo, regurgitando e novamente devorando suas próprias referências, signos, composições, perspectivas, narrativas, formas, cores, padronagens, imagens”, comenta Clarissa Diniz.
A obra de Luiz Zerbini provoca uma reflexão sobre a natureza da arte e sua conexão com a vida. Além de ser pintor, Zerbini também é artista multimídia, explorando a interseção entre artes visuais, música e cinema. Há quase 30 anos, ele participa do coletivo sonoro Chelpa Ferro, fundado com os artistas Barrão e Sergio Mekler, que desenvolve trabalhos em diversas formas, como objetos, instalações, performances, shows e CDs.
Para marcar o encerramento, no último sábado do mês (31/08), uma conversa especial será realizada às 15h no auditório do terceiro andar do CCBB, com Zerbini, a curadora Clarissa Diniz e o professor Fred Coelho, sobre a proposta curatorial de “ruminação como método”.
SERVIÇO
Exposição Paisagens Ruminadas
- Local: 1º andar do museu.
- Horários e dias: De quarta a segunda, de 9h às 20h. Entrada até às 19h.
- Ingressos: Entrada franca. Retirada de ingressos na bilheteria ou no site.
Conversa especial
- Dia: 31/08, sábado.
- Horário: 15h.
- Local: Auditório, 3º andar.
- Ingressos gratuitos disponíveis a partir das 9h do dia do evento na bilheteria física.