Exposição ‘Ressurgindo das Cinzas’ acontece neste final de semana no MAST

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Diogo Vasconcellos/Museu Nacional

Para quem deseja conhecer, com muita interação, curiosidades sobre o universo, seja o público infantil ou adulto, uma boa opção neste final de semana é o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), localizado no bairro Vasco da Gama, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

Tanto no sábado (29/02) quanto no domingo (01/03), o museu abre suas portas a partir das 14h para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia e do próprio MAST com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo universo.

E para quem quer ver de perto alguns fragmentos que vieram diretamente do Espaço, a exposição ”Ressurgindo das Cinzas” apresenta uma coleção de meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças do acervo do Museu Nacional, sendo 37 meteoritos metálicos e rochosos, uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó.

Às 14h30, tem Cine Ciência com a exibição do filme ”Elysium”. É uma ótima oportunidade para entender, por meio de um longa-metragem de ficção científica (dirigido por Neill Blomkamp e estrelado por Matt Damon e Jodie Foster, além dos brasileiros Wagner Moura e Alice Braga), como o desenvolvimento da ciência e da tecnologia proporcionam maior qualidade de vida aos seres humanos.

Advertisement

Mas, será que todos têm iguais acessos à esta evolução? Após a exibição, haverá debate da socióloga Thaynara Flôr (Mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde – Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz) com mediação da museóloga Kamylla Passos dos Santos (MAST), que vão abordar como as desigualdades sociais, ciência e tecnologia contribuem para reforçar ou dissipar diferenças.

PRÉDIO SEDE MAST 6 low Crédito Divulgação Mast 1 Exposição 'Ressurgindo das Cinzas' acontece neste final de semana no MAST
Fachada do MAST – Foto: Divulgação

E a partir das 17h, tem a atividade ”Identificação do Céu Virtual”. O público vai conhecer detalhes sobre o solstício de verão, as estações do ano, estrelas e constelações de diferentes meses, por meio de interação com a projeção do software Stellarium. Com a ajuda dos monitores do museu, será possível analisar o céu noturno projetado, utilizando o aplicativo de telefone celular, identificar e descobrindo mais sobre a natureza de diversos corpos celestes.

No domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO

Final de semana no MAST

  • Datas: 29 de fevereiro e 01 de março
  • Horários: Sábado (29/02), das 14h às 19h | Domingo (01/03), das 14h às 18h
  • Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
  • Endereço: Rua General Bruce, 586 – Vasco da Gama – São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ
  • Entrada: Gratuita

PROGRAMAÇÃO

29/02 (sábado)

  • Visita às exposições do Museu de Astronomia
  • Cine Ciência – Elysium – 14h30 (Após a exibição do filme, com 01h54min de duração, haverá debate com a socióloga Thaynara Flôr (Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz) e mediação da museóloga Kamylla Passos dos Santos (MAST) [Classificação indicativa: 16 anos]
  • Atividade – Identificação do Céu Virtual – 17h

01/03 (domingo)

  • Visita às exposições do Museu de Astronomia
  • Planetário Inflável – sessões às 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição 'Ressurgindo das Cinzas' acontece neste final de semana no MAST
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui