Exposição reúne trajetória do Flamengo na Casa França Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Durante 20 dias a Casa França-Brasil, no Centro do Rio, se transformará no templo sagrado do futebol. De 07 a 26 de setembro, cariocas e visitantes poderão conferir a exposição “Flamengo: História de Uma Paixão”. Com curadoria de Nelson Ricardo Martins,, a mostra ocupará todas as salas do museu com um recorte da trajetória do Clube desde a sua fundação até os dias de hoje.

Em quatro grandes painéis com 4 metros de largura e 2,5 metros de altura, que ficarão no salão principal, haverá cerca de 170 fotos e vídeos contando a história do Flamengo. Uma arquibancada estilizada será transformada em espaço de convivência.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio.
Passa no Paço.

Em frente à arquibancada haverá um telão com imagens da torcida e gols emblemáticos. “A exposição se constitui em uma iniciativa inédita, uma vez que, nunca se ocupou um grande centro cultural da cidade trazendo a história de um clube carioca ”, explica o curador Nelson Ricardo Martins.

Advertisement

Na exposição, os torcedores terão uma participação especial, através de figuras icônicas da torcida rubro-negra, como “Anjinho”, “Pânico”, “Valderrama” e “Dona Zica”, entre outros. Apaixonado pelo Flamengo e um dos maiores protagonistas da cultura nacional nos últimos anos, o cineasta Luiz Carlos Barreto, que em 2018 fez 90 anos, ganhará uma área com seu nome, onde serão projetadas dezenas de fotos que mostrarão a sua trajetória.

Os anônimos também terão seu espaço. Na “Sala da Paixão” haverá um imenso painel branco onde os torcedores poderão deixar frases, poemas ou desenhos para o time do coração. Nesta área também serão organizados encontros com professores e estudiosos sobre o esporte como ferramenta de inserção dos jovens de comunidades e periferias da cidade.

Com a presença do curador, historiadores, atletas ou rubro-negros ilustres, as visitas guiadas serão realizadas em diferentes horários, tanto para o público em geral quanto para estudantes de escolas públicas e particulares. Haverá ainda, durante a programação, oficinas de caricaturas.

15280618322366 Exposição reúne trajetória do Flamengo na Casa França Brasil

Estão sendo organizadas também mesas-redondas, debates e seminário. Entre os temas estão A paixão pelo Flamengo, com conversas envolvendo artistas e personalidades que contarão seu o amor pelo clube por meio de histórias e casos; Flamengo de ontem, hoje e amanhã, uma visão ampla de um clube vencedor dentro e fora de campo, e Esporte e Educação, com foco na discussão da importância de ações socioeducativas como inclusão social através do exporte.

A exposição também falará de futuro. Em uma área exclusiva, os visitantes terão a oportunidade, em primeira mão, de conhecer o projeto do novo museu do Flamengo e, ainda, estar próximo a taça Salutaris, que premiou o Flamengo, em 1927, como o clube Mais Querido do Brasil.

SERVIÇO
Exposição “Flamengo: História de uma Paixão”
Abertura para convidados: 06 de setembro, às 17h30
Período aberto ao público: de 07 a 26 de setembro
Casa França-Brasil – Rua Visconde de Itaboraí, 76, Centro
Telefone: (21) 2332-5275
Horário de visitação: Terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h Classificação: Livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição reúne trajetória do Flamengo na Casa França Brasil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição reúne trajetória do Flamengo na Casa França Brasil
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Estive na exposição. Muito legal. Apaixante cada momento q relembrei minha trajetória de torcedor apaixonado. Estou agora com 69 anos. Estive em 63 jogo Record mundial de público. Muitos outros Jgs comemoraveis e alguns raras decepções. Se possível for.gostaria de comprar receber impresso cada descrição q estava nos banners com as histórias e trajetória do FLAMENGO.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui