Exposição sobre a Favela do Esqueleto na Galeria Aymoré

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Desde este sábado (13/04) até o dia 11/05, a Galeria Aymoré, na Glória, Zona Sul do Rio, recebe a exposição Esqueleto: Uma História do Rio, que retrata, através de obras de artistas de gerações distintas, como Hélio Oiticica, Carlos Vergara, Raul Mourão, Gustavo Speridião e Luiza Baldan, a extinta Favela do Esqueleto, que se situava na área onde hoje é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na região do Maracanã.

No início da década de 60, as famílias que moravam no local foram removidas. Em meados dos anos 70, a estrutura abandonada do edifício foi aproveitada para construção da UERJ, que mais tarde se tornou pioneira no Brasil na implementação do sistema de cotas raciais na universidade pública. Na Favela do Esqueleto, Hélio Oiticica conheceu Cara de Cavalo, assassinado pelo famigerado Esquadrão Lecoque. A ”Homenagem ao Cara de Cavalo”, uma das obras seminais do artista, reverencia o amigo morto e lança questões sobre a marginalidade imposta às ‘periferias’ da cidade.

favela do esqueleto Exposição sobre a Favela do Esqueleto na Galeria Aymoré
Favela do Esqueleto (à direita), e Maracanã ao fundo – Foto: Reprodução/Internet

‘Assim como Hélio, os artistas reunidos nessa exposição falam de um Rio marcado por conflitos, remoções e arruinamento dos espaços públicos, sem perder de vista que se trata de uma violência que acontece com muito mais intensidade nas favelas cariocas. Espaços que, mesmo entrincheirados entre tiroteios e balas perdidas, se reinventam e mostram sua força”, diz Maurício Barros de Castro, que assina, com Fred Coelho, a curadoria da mostra.

A exposição reúne também obras de Marcos Chaves, Guga Ferraz, Raïssa de Góes, Thaís Rocha, João Paulo Racy,  Rona e Edu Monteiro. Aqui, você conhece um pouco da história da Villa Aymoré.

Advertisement

SERVIÇO

Esqueleto: Uma História do Rio
– Período: 13 de abril a 11 de maio
– Dias: Terça a sábado
– Horário: 13 às 18h
– Local: Galeria Aymoré – Villa Aymoré
– Endereço: Ladeira da Glória, 26 – Glória – Rio de Janeiro/RJ
– Curadoria: Fred Coelho e Maurício Barros de Castro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição sobre a Favela do Esqueleto na Galeria Aymoré
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui