Exposição sobre Dante Alighieri na Alerj vai até 30/1

Mostra "Dante...Vale" usa a sátira dos mestres do carnaval de Viareggio para exaltar a Divina Comédia, obra épica que há 700 anos inspira artistas do mundo inteiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cariocas e turistas terão mais tempo para conferir, gratuitamente, a exposição “Dante…Vale“, que homenageia o poeta italiano Dante Alighieri. Ela ficará em cartaz até o dia 30 de janeiro no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), no Centro do Rio.

Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro, a mostra foi inaugurada em outubro do ano passado e fez parte das inúmeras celebrações, realizadas mundialmente, que marcaram os 700 anos de morte do Poeta Supremo, reconhecido como o pai da língua italiana.

A exposição visual usa linguagem bem conhecida pelos brasileiros, a carnavalesca, para retratar uma das obras literárias mais famosas e importantes da humanidade. “A Divina Comédia”.”Dante…Vale” vem da junção do primeiro nome do poeta à abreviação da palavra italiana carnavale. Traduzido em português, significa “o carnaval de Dante”. A exposição usa a sátira carnavalesca para exaltar, uma das obras literárias mais famosas do mundo. 

Paco do Ouvidor Exposição sobre Dante Alighieri na Alerj vai até 30/1
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Na mostra, a épica obra dantesca é retratada por meio de 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio, cidade italiana na região da Toscana com 148 anos de tradição da festa popular.

Advertisement

De forma satírica, as obras dos mestres carnavalescos de Viareggio imprimem uma releitura moderna, com apelo político e social, do inferno, purgatório e paraíso dantescos narrados no célebre livro que, há sete séculos, inspira gerações de artistas no mundo inteiro.

Serviço
Exposição Dante…Vale
Onde: Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – Rua Primeiro de março, s/n – Praça XV – Centro
Quando: Até 30 de Janeiro de 2022 – De segunda a sábado, das 10h às 17h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição sobre Dante Alighieri na Alerj vai até 30/1
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição sobre Dante Alighieri na Alerj vai até 30/1
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui