Exposição sobre Ilhas Cagarras no Forte de Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Projeto Ilhas do Rio (PIR) promove uma grande exposição interativa para mostrar à população as principais espécies de animais e plantas encontradas na Unidade de Conservação (UC). O evento acontece de 29/01 a 03/02, no Forte de Copacabana, trazendo diversas atrações para toda a família que mostram de forma lúdica e educativa as principais linhas de pesquisa do Projeto Ilhas do Rio, realizadas desde 2011 com o patrocínio da Petrobras.

Quem passar pelo Forte poderá conferir em primeira mão cerca de 200 imagens exclusivas da biodiversidade e do trabalho de campo realizado pelos pesquisadores, entre elas, algumas inéditas. Os visitantes também poderão ver de perto mais de 150 exemplares da Coleção Zoológica Didático-Científica, da Seção de Assistência ao Ensino (SAE), do Museu Nacional, salva do incêndio que atingiu a instituição em 2018. Outros exemplares vivos reproduzem um pouco da vegetação encontrada na região. O espaço “Caixa de Escavação” traz a simulação de um sítio arqueológico, como o encontrado por pesquisadores do projeto no topo da Ilha Redonda, em 2011, possivelmente utilizado pelos índios tupi guarani.



A exposição conta, ainda, com ossadas de golfinhos e baleias; maquete em 3D com o mapa do MoNa Cagarras, além de um “cardume” interativo composto por 40 peixes suspensos em forma de móbile, onde os visitantes podem passar, tocar e aprender sobre as espécies que ocorrem no MoNa Cagarras. No “Espaço Kids”, os pequenos poderão aprender sobre os animais que moram nas ilhas, noções de meio ambiente através de cartilhas e contação de histórias, além de oficinas de desenho e origamis. Um grande painel interativo traz o zoneamento do costão rochoso, onde as crianças podem conhecer e interagir com as espécies que habitam os diferentes níveis do costão.

Advertisement

Tudo isso estará disponível de 29 de janeiro a 03 de fevereiro, das 10h às 18h, no salão de exposições do Forte de Copacabana, no posto 6 da praia de Copacabana. A atividade é indicada para todas as idades

SERVIÇO:
EXPO INTERATIVA DO PROJETO ILHAS DO RIO
Data: 29 de janeiro a 03 de fevereiro.
Horario: 10h às 18h
Local: Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Posto 6 – Copacabana, Rio de Janeiro (Forte de Copacabana)
Entrada do Forte: Adulto R$ 6,00; Estudantes, idosos acima de 60 anos, professores da rede municipal, estadual e federal R$ 3,00; Militares, dependentes maiores de 80 anos, grupos agendados e menores de 10 anos, ISENTO.
Censura: Livre

PALESTRAS:

02/02
11h às 11h30 – Título: Aves marinhas do MoNa Cagarras – Dra. Larissa Cunha, coordenadora da pesquisa de avifauna do Projeto.
12h às 12h30 – Título: Entre saltos e borrifos: baleias e golfinhos do Rio –Dra. Liliane Lodi, coordenadora da pesquisa de Cetáceos do Projeto.

03/02
11h às 11h30 – Título: Qualidade das águas no MoNa Cagarras – Dr. Rodolfo Paranhos, coordenador da pesquisa de Qualidade da Água do Projeto.
12h às 12h30 – Título: Jardim Botânico e Projeto Ilhas do Rio: a flora do MoNa das Ilhas Cagarras, a beleza e o fogo como aliado –Dr. Massimo Bovini, coordenador da pesquisa de Flora e Controle do Capim Colonião.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição sobre Ilhas Cagarras no Forte de Copacabana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição sobre Ilhas Cagarras no Forte de Copacabana
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui