Exposição sobre o sistema solar no Parque das Ruínas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mundo entrelaçado em baixa Exposição sobre o sistema solar no Parque das Ruínas
‘Mundo entrelaçado’, uma das obras da mostra

A mostra “O percurso dos planetas”, de Renata Adler, abre hoje, dia 02/09, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Os trabalhos de Adler, que estreia no Rio de Janeiro, ficam disponíveis para a visitação do público até 25/09. A entrada é gratuita.

São 26 esculturas na exposição, que propõem um diálogo entre a Terra e os planetas, fazendo uso de técnicas que provocam reações químicas na matéria, utilizando luzes de led, vidros e diversos elementos inusitados.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio.  Passa no Paço.

O que me interessa é justamente a energia da reação das matérias. Nas minhas esculturas em ferro ou outros materiais tento provocar o estado da matéria e suas contribuições às revoluções químicas – por vezes técnicas experimentais e epistemológicas. Sem hesitar costumo utilizar elementos incomuns, como por exemplo, o café, que assim acrescentam outra dimensão sensorial”, explica Adler.

Advertisement

Renata flerta com o mundo da arte desde a infância. Sempre amou pintar, fotografar, inclusive revelando ela mesma as fotos, mas acabou sendo atraída pela escultura. E sua fascinação pelo sistema solar foi o que a levou a exposição “O Percurso dos Planetas”.

A palavra cosmos vem do Latim ‘cosmos’ (mundo) e que por sua vez vem do grego antigo ‘kósmos’ (ordem, ordenado). E por extensão significa ordem do universo. Os planetas, as galáxias, e as estrelas de minhas obras, não falam apenas de tudo que existe. Tentam propor na verdade uma filosofia que evoca um universo como um sistema bem organizado. Numa época na qual as novas gerações estão curvadas com os olhos colados nas telas, eu gostaria de convidá-las a erguerem a cabeça e olhar para um céu que muitos de nós negligenciamos a existência”, explica a artista.

Renata Adler é jornalista por formação e atuou no ramo impresso em grandes veículos por mais de 10 anos, assim como, formou-se bacharel em artes pela universidade em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, e também em artes visuais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, tendo como mentor o professor João Carlos Goldberg.

Serviço:
Exposições “O percurso dos planetas”
Coordenação Geral: Katia d’Avillez
Abertura: 02 de setembro, das 14h às 17h30
Local: Galeria do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Visitação: de 02 a 25 de setembro, de terça a domingo, das 08h às 18h}
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169
Telefone: (21) 2215-0621

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição sobre o sistema solar no Parque das Ruínas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição sobre o sistema solar no Parque das Ruínas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui