Exposição sobre rios cariocas será aberta no Museu Histórico Nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No próximo dia 24/04, o Museu Histórico Nacional (MHN) abre a mostra, que fica em cartaz até o dia 16/06. A exposição traz à tona a relação dos cariocas com os 267 rios que cortam a cidade do Rio de Janeiro por meio da arte contemporânea e de obras históricas em um diálogo inédito.

“Buscamos ampliar as dimensões das águas doces cariocas para além de uma apreensão idílica, acionando também suas melancolias úmidas, sonhadoras, lentas e calmas. Propõe também a reflexão sobre os poderes curativos das águas doces, como também sobre os processos irreversíveis de soterramento que elas têm sofrido ao longo de evolução urbana”, diz a curadora Fernanda Pequeno.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

Para compor o núcleo histórico da mostra, instituições como Arquivo Geral da Cidade, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, Museu da Chácara do Céu/Museus Castro Maya, Museu Histórico da Cidade do RJ, Museu da Marinha e Museu Histórico Nacional emprestaram obras que têm o tema das águas doces e dos rios como destaque.

Advertisement

Bicas d’água dos antigos chafarizes da Carioca e das Marrecas; a pintura do Largo do Depósito, realizada por Almiro Reis em 1901; além de obras originais de Jean-Baptiste Debret e Johann Rugendas estão entre as obras do núcleo histórico.

Pucaro Prata Seculo19 Créditos MHN Divulgação 1 Exposição sobre rios cariocas será aberta no Museu Histórico Nacional
Uma das peças da exposição

No núcleo de arte contemporânea participam 18 artistas e um coletivo, cujos trabalhos apontam para a conscientização sobre a preservação dos rios, utilizando diferentes suportes – instalação, videoescultura, fotografia, filme, pintura e mesmo bordado.

“Rios do Rio” é fruto de mais de um ano de trabalho de Flavia Portela, coordenadora do projeto; e Luciana Frazão, pesquisadora. A curadoria é de Fernanda Pequeno.

A exposição é uma realização Estúdio F/ Editora Lacre com correalização do Museu Histórico Nacional/Ibram e tem patrocínio do Banco Guanabara por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço
Exposição: “Rios do Rio – as águas doces cariocas, ontem e hoje”
Local: Museu Histórico Nacional (Praça Mal. Âncora S/N – Centro)
Abertura: 24 de abril de 2019 – 18h: entrada franca
Período: de 25 de abril a 16 de junho de 2019
Horários: de terça a sexta, das 10h às 17h30. Finais de semana e feriados, das 13h às 17h.
Entrada: 10 reais (inteira)/ 5 reais (meia).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição sobre rios cariocas será aberta no Museu Histórico Nacional
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui