Exposição Um Rio de Sentimentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Um Rio de Sentimentos

Para celebrar seus 42 anos de carreira artística e homenagear os artesãos que participaram dos projetos sociais desenvolvidos no período, o artista plástico Cocco Barçante apresenta a exposição Um Rio de Sentimentos. A exposição, que acontece no Centro Cultural dos Correios, no Centro do Rio, segue até o dia 10 de março.

Dividida em temas que valorizam o artesanato desenvolvido no estado do Rio e que reforçam o empoderamento feminino através da arte, a mostra se espalha por diversos ambientes.

Arte em toda parte

Na sala principal, batizada de Sala Cidade, o destaque é o conjunto de 15 painéis produzidos em oficinas de cidadania e sustentabilidade, cujo o trabalho é desenvolvido por Cocco há 16 anos, em diversas comunidades do Rio, como Maré, Rocinha, Cidade de Deus e Complexo do Alemão. 

Não deixe de ver o painel “Rio de Amor, para os Amores das nossas Vidas”. A peça demorou oito meses para ser produzida e foi bordada por artesãs da região do Vale do Café. 
 
A sustentabilidade se faz presente na Sala Planeta, dedicada à metarreciclagem de lixo tecnológico. Por lá, estão trabalhos que o artista vem realizando na FAETERJ Petrópolis e mais recentemente em parceria com a Universidade Federal Fluminense, utilizando sobras de peças de computadores, reunindo a tradição do artesanato com a tecnologia das máquinas. Entre os destaques, um mapa mundi feito com placas-mãe de computador, medindo 3 metros. 

Advertisement

O ambiente é interativo, com oficina de criação, estimulando o visitante a repensar nossas responsabilidades com o meio ambiente e ao mesmo tempo vivenciar a emoção de fazer parte de um processo criativo compartilhado. 

Um Rio de Sentimentos

Já a Sala Museologia Social apresenta parte do acervo do Museu do
Artesanato, um dos orgulhos de Cocco, criado pelo artista na cidade de
Petrópolis, com trabalhos de artesãos de diversas regiões do estado. 
Entre as obras presentes na mostra está uma peça em homenagem a São Francisco de Assis, feita com reaproveitamento de papel, obra do artesão Mário Luís, de Conservatória.

As mulheres marcam presença na Sala Empreendedorismo. 
O poder empreendedor feminino é representado por uma enorme mandala formada por máquina de costura, tecidos reaproveitados e caixas de papelão. 

A instalação artística, uma homenagem a bordadeiras e costureiras, conta ainda com trabalhos desenvolvidos pelas crianças do projeto FavelaArt, do Complexo do Alemão, sob orientação da artista e líder comunitária Mariluce Mariá.

Pao-do-Ouvidor

Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

Os trabalhos remetem a paisagens da Cidade Maravilhosa e seus bairros, sem intervenções e muito coloridas, reunido morro, mar, montanhas e cartões-postais. Um Rio sem limites, um Rio de contrastes sociais que se transforma.
 

Serviço
Exposição Um Rio de Sentimentos – Cocco Barçante
Local: Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro
Período: Até 10 de março 2019
Horário: de terça a domingo, de 12h às 19h
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – a exposição ocupará o terceiro andar
Entrada gratuita
De 22 a 27 de fevereiro, entre 13h e 18h, oficina de máscaras artesanais com o artista. Grátis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição Um Rio de Sentimentos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui