Exposições: Hüzün e Rubens e Seu Ateliê de Gravura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

monastério 3 (1) Este início de mês a cidade irá receber duas exposições, que certamente são boas opções culturais.

Hüzün

No dia 8 de setembro Carlos Vergara que já expôs no Rio várias vezes, inclusive em 1965, participando da mostra Opinião 65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um marco na história da arte. Traz para a cidade a exposição “Hüzün” no Oi Futuro.

“Hüzün”, é um termo turco extraído dos livros de Pamuk, que significa uma espécie de saudade ou melancolia coletiva pelo fim dos dias de glória do Império Otomano, muito presente no país.

Advertisement

A mostra transmite ao público um pouco do “susto” de mergulhar num lugar e numa cultura tão diferente da nossa. O ponto de partida para Carlos Vergara foram fotografias e pequenas monotipias que realizou em duas viagens à Turquia, uma em 2006 e outra este ano. O principal foco das incursões do artista foi a Capadócia – suas igrejas primitivas cavadas no arenito, assim como suas habitações subterrâneas carregadas com a história do cristianismo que começa no século I. Istambul, a antiga Constantinopla, também teve alguns de seus mercados, minaretes, mesquitas e antigas igrejas fotografados. Esse material bruto reunido in loco foi manipulado no ateliê para a mostra. Para isso, Vergara contou com a participação de Paulo Vivacqua, artista sonoro, e Gustavo Moura, videomaker com quem trabalhou recentemente na exposição sobre a Missão de São Miguel, no Rio Grande do Sul, realizada no Paço Imperial, no Rio. 

Rubens e Seu Ateliê de Gravura

40_A Grande Pescaria A segunda exposição que recomendamos trata de “Rubens e Seu Ateliê de Gravura”. Do artista Peter Paul Rubens (1577-1640), barroco por excelência, este artista, refletiu as paixões da época em sua obra, inclusive nas gravuras produzidas em seu ateliê. Ainda em vida, Rubens cuidou para que sua obra não ficasse restrita a palácios e igrejas, mas tivesse ampla divulgação, empregando jovens gravuristas para reproduzir seus quadros, com a sua supervisão. Rubens foi o primeiro artista a obter a proteção do direito autoral – os privilégios reais (concedidos pelo Rei) – para reproduzir suas obras em gravuras com exclusividade. Elas abrangem todos os âmbitos temáticos da sua obra: a Bíblia, a mitologia greco-romana e a alegoria, bem como o retrato, a paisagem, as séries históricas e a ilustração de livros

A exposição ocorre a partir do dia 11 de setembro no Centro Cultural Correios, sendo esta, a primeira exposição dessa magnitude a visitar a América Latina. São 80 gravuras deste genial artista barroco, pertencentes ao acervo do Museu Siegerland em Siegen, Alemanha, sua cidade natal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposições: Hüzün e Rubens e Seu Ateliê de Gravura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui