Exposição Intervenção na Fotografia Impressa no CCJF

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

controlc_controv_pedroluiss_2

Quem crê que fotografias que são verdadeiras obras de arte, precisa ir à exposição “Intervenção na Fotografia Impressa” que acontece entre os dias 13 de abril e 29 de maio no CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal).

As fotografias dos artistas Carolina Amorim, Pedro LuissCristina Almeira e Erica Modesto vai na contramão do excesso de cliques, retoques e compartilhamentos da fotografia digital e seu processo quase automático. Com tantas imagens sendo produzidas e difundidas, um segundo olhar sobre uma foto está cada vez mais raro.

carolinaamorim

Advertisement

Por isso alguns artistas visuais têm tentado explorar a força da imagem impressa lhes tornando suporte e ao mesmo tempo tema de sua arte. Seja através de recortes de revistas, raras em meio ao mundo digital – seja usando a fotografia analógica, pintura e/ou costura, o processo de intervenção artística realizado com imagens impressas é poderoso e cheio de importância nos tempos atuais.

Cada artista escolheu sua forma de apropriação: Carolina Amorim realiza pessoalmente cada etapa do processo, do clique à costura/pintura, passando pela revelação e ampliação dos filmes de rolo ou 35mm; Cristina Almeida pinta e desenha sobre as imagens da Érica Modesto (de Almeida), com quem formou a dupla AsAlmeidas, e Pedro Luiss realiza colagens de imagens diversas sobre discos de vinil sem autoria estabelecida, dando uma nova importância a imagens de outrora que iriam parar no lixo.

olharereolhar_cristinaalmeida_1

Através das obras reunidas num mesmo ambiente, é possível uma reflexão, incentivando o “reolhar” e “ressignifcar” das imagens e desmistificando a máxima da arte inacessível e inatingível, valorizando os diferentes efeitos alcançados.


Pao-do-Ouvidor

O Diário do Rio, que sempre dá dicas preciosas para os cariocas, indica como shopping no centro do Rio o Paço da Ouvidor. Passa no Paço!

Além da exposição, os artistas ministrarão oficinas gratuitas onde compartilham suas técnicas com o público do CCJF. Como resultado de cada oficina, a melhor obra produzida passará a integrar a exposição dali em diante.

Serviço

Expediente CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro -Rio de Janeiro – RJ
(21) 3261-2550
www.ccjf.trf2.jus.br

13 de abril a 29 de maio, das 13:00h às 19:00h
Curadora: Vivan Faingold
Concepção: Érica Modesto Oficinas

Oficinas
CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal
30 de abril das 13h às 15h, e de 15:30h às 17:30h
Email para inscrição e informações fotopress.oficina@gmail.com

Visita guiada pelos artistas
30 de abril 17:30h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição Intervenção na Fotografia Impressa no CCJF
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui