Exu pode se tornar Patrimônio do Rio

Projeto será votado pela Câmara de Vereadores do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Demerson D'alvaro viveu Exu na Sapucaí pela Grande Rio (Foto: Riotur)

Um projeto de lei, que será votado pela Câmara Municipal do Rio, reconhece Exu como Patrimônio do Rio. A proposta foi apresentada pelo vereador Átila A. Nunes (PSD). A iniciativa tem como objetivo desmistificar o preconceito contra a divindade afro-brasileira, costumeiramente e, equivocadamente, associada a uma figura maligna.

Com muita coragem, a escola de Duque de Caxias levou para a Sapucaí um desfile que fala dos Exus, que tanto são olhados de uma forma completamente errada. Eles nada mais são do que protetores. Temos que respeitar aqueles que têm nos Exus os seus protetores. E tenho certeza de que a Grande Rio deu uma lição e, por coincidência ou não, ganhou e foi brindada com essa vitória, que carrega uma mensagem de rompimento do preconceito religioso“, afirmou Átila Nunes.

Para a Mãe de Santo, Carla de Oxum, o projeto se faz ainda mais necessário devido aos casos de intolerância religiosa.

Diariamente um irmão de crença denuncia que a sua casa ou um dos seus filhos sofreu um ataque nas redes sociais ou pessoalmente. Estamos cansados de tratarem os nossos Exus como demônios, quando na verdade, o preconceito é o verdadeiro mal da sociedade”, afirmou Mãe Carla.

Advertisement

O projeto de lei foi protocolado na última quarta-feira e depois de aprovado, em duas votações pelo Plenário da Câmara Municipal do Rio, seguirá para sanção do prefeito Eduardo Paes.

Campeã do Carnaval fatura título com enredo sobre Exu

Na última terça-feira (26/04), a Grande Rio, escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ganhou o título de campeã do Carnaval carioca pela primeira vez em sua história. A agremiação levou Exu para a avenida, abordando temas como intolerância religiosa e preconceito.

Na Marqueês de Sapucaí, a Grande Rio representou a figura de Exu através do ator Demerson D’Alvaro, que esteve na comissão de frente da escola e foi um dos destaques do desfile.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exu pode se tornar Patrimônio do Rio
Advertisement

37 COMENTÁRIOS

  1. É por conta de comentários como os desse artigo que precisamos, justamente, de ainda mais leis de proteção e inibição à intolerância religiosa… Se botassem Moisés ou Salomão como patrimônio, mais da metade aqui não ia falar nada…

    Tem uma galerinha aí que se diz “cristã”, mas esquece que o ensinamento MAIS IMPORTANTE de Cristo é:
    AMAI-VOS, UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS TENHO AMADO.

    “Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.

    Onde houver ódio, que eu leve o amor.
    Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
    Onde houver discórdia, que eu leve a união.
    Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
    Onde houver erro, que eu leve a verdade.
    Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
    Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
    Onde houver trevas, que eu leve a luz.

    Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
    consolar, que ser consolado;
    compreender, que ser compreendido;
    amar, que ser amado.
    Pois é dando que se recebe.
    É perdoando que se é perdoado.
    E é morrendo que se vive para a vida eterna.”

  2. A minha posição é a seguinte sou hoje um agnóstico, tendo passagem pelo catlicismo pôr influências familiares, e sou totalmente contra essa indicação dê um vereador espírita dê origens macumbeira propôr uma idiotices dessas , pegando carona em um resultado carnavalesco pára fazer tal proposta esdrúxula e sem noção essa merda desse vereador foi eleito pára fazer leis quê beneficie a cidade do Rio dê janeiro e não pára legislar em causas própria sou totalmente contrário a essa idiotices, pois nosso Rio dê janeiro ficará com a pecha, dê cidade demoníaca, muitos deixará dê vim ao Rio dê janeiro pôr causa desse rótulo, pois nem todos cariocas são receptivos a essas seitas, assim também como não sou a favor dê dar nomes dê logradouros públicos a um bando de pastores vagabundos pilantras quê são homenageados pela Alerj, é assim que se criam animosidades entre às pessoas,eu como um agnóstico não concordo com tal proposta desse idiota desse vereador, depois fica reclamando dê intolerâncias,sobre seitas quê se dizem religiosas espero quê a Alerj, não aprove essa indicação desse vereador, quê deveria estar fazendo leis quê beneficie o Rio dê janeiro e não impor uma estupidez dessa invergadura, nas escolas dê samba tudo bem quê é um agremiação carnavalesca nos centros dê macumba ou espíritas também quê é o reduto dessas denominações ok, mais o Rio dê janeiro têm e deve ser laico, prá falar a verdade eu sou contrário até a esses montão dê Santos cultuados no Brasil, não ajudam em nada, mais uma mancada desse vereador espero quê a Alerj não entre nessa babaquices.

  3. Parabens pela atitude do Vereador Atila Nunes. Precisanos desmitificar a ideia de que Exu é o diabo. Não tem nenhuma ligação. E respeito as religiões que trabalham com Exu.

  4. Intolerância religiosa? É sério isso! E porque vocês também não falam sobre a intolerância aos cristãos? Assim como vocês tem o direito de acreditarem no Exu como um protetor, nós também temos o direito de acreditar que Exu é um demônio maldito do inferno, e que Jesus Cristo é o Único Caminho, a Verdade e a Vida. Não sejam hipócritas!

    • Então os ateus tem direito de achar os cristãos que querem pagar dízimo mas não impostos sobre eles como a qualquer doação sejam juntamente com pastores aqueles fanaticos pregadores que acumulam patrimônio, constroem fortunas do dízimo do rebanho sejam todos do mal, uns ignorantes, outros vendilhões, picaretas, charlatães…

    • Se Exu não existe a sua religião, então não tem que atacar o que é dos outros. Aposto que se colocassem Jesus como grande pegador da mulherada na juventude não iam gostar…

  5. Normal, é o ciclo espiritual do carioca: primeiro é Exu, depois bomba gira depois o cara nós adesivos que eu achava que era o Michael Jackson no clipe smooth criminal, Zé pilantra aí se fode todo e vai pra universal daí enche o cofre do Edir Macedo ou do Malafaia!

  6. Vereador Átila Nunes, procura direitinho vê se encontra alguma deficiência na cidade e coloca em votação pra melhoria por gentileza, ao invés de inventar coisas q n estão relacionadas a políticas, isso é algo religioso e vc precisa entender q os cariocas n são todos de umbanda e candomblé, graças a DEUS, q é o todo poderoso dono dos céus e da terra.

  7. O Rio de Janeiro está mergulhado em trevas. Senhores vereadores não vamos deixar as coisas piores do que já estão. Iremos está de olho aos votos favoráveis à essa indicação bestial, para uma melhor escolha de nossos representantes nas próximas eleições.

  8. Ele não luta por tolerância, o que ele quer mesmo é aceitação e quer usar o Estado para disseminar a crença dele. Que aliás é minoria, nem é a religião da maioria das pessoas negras.

  9. Tá de sacanagem, a saúde, educação, saneamento, segurança, transportes e tudo mais que exige para se viver no mínimo com dignidade, e me vem um moço eleito pelo povo querer Exu como patrimônio? Para a nave que eu quero descer.

  10. Só se Deus não for Deus.feliz a nação cuja Deus é o senhor.a minha glória não, darei a outrem.nisto pensai no q e bom, perfeito e agradável não existe boacumba,um reino dividido não próspera.

  11. É isso que falo. A cidade está imunda, praças estão largadas quebradas, o BRT com os onibus caibdo peças pelo caminho, viajando com portas abertas e pneus carecas. Outra coisa urgente: AS RUAS DA CIDADE ESTÃO TODAS FICANDO SEM TAMPAS DE BUEIRO (BOCAS DE LOBO). A PREFEITURA VEM SUBSTITUINDO POR TAMPAS DE PLASTICO RESISTENTE, MAS COLOCA MUITO POUCOS, TEM QUE COMPRAR RAPIDO. VAI ALEGAR QUE NAO TEM DINHEIRO, O IMPOSTO VAI PRA ESCOLA DE SAMBA E RESERVAR PRA COMPRAR CRIPTOMOEDAS. PASSEM ALI PELA AVENIDA MARACANA PRA VOCES VEREM O PERIGO QUE ESTÁ JUNTO AO MEIO FIO, COM BUEIROS FUNDOS, PODENDO PESSOAS SE MACHUCAREM GRAVEMENTE OU VITIMAR ALGUEM. OS SEMAFOROS ESTAO EM VARIAS REGIOES APAGADOS. CADE OS PARLAMENTARES PRA FISCALIZAR E COBRAR ISSO DO PREFEITO??? Enquanto a cidade padece, o predeito ta prepcupado em comprar criptomoedas com dinheiro publico e ir sambar, fazer a put@ria. Os parlamentares por sua vez, como foram comprados no inicio da legislatura pelo Prefeito, que arrumou cabides na prefeitura pros vereadores e seus parentinhos na prefeitura, ficam calados. Vereadores ja foram comprados pelo prefeito na barganha de cargos, então o papel deles na camara se resume a fazer sessao pra inventar dia de idolo religioso, dia da arvore…Nao é pra isso que pagamos uma fortuna de salarios, penduricalhos, assessores, motoristas, etc nao senhores vereadores!!! Vamos trabalhar!!! Acorda Rio de Janeiro, acorda em quem voces estão votando, essa raça ta destruindo o ppuco que ainda sobrou dessa cidade. Pelo amor de Deus!!!

  12. Rio de Janeiro está cada dia parecendo piada!! Não tem nada no Rio que precisa de atenção dos deputados?? Transporte cada dia pior, com preços incomparável com serviço. Pagamos IPVA, e também a troca de amortecedores de carro, já que o destino do IPVA não vermos. Melícia tomado comércio, virando grandes construtoras, e não existe ação governamental para interromper ou barrar.

    E querem por figurinha demoníaca em exibição? Políticos tem que fazer seu papel e não por sua religião, crença ou fanatismo em prioridades!!

  13. Com tanta coisa que precisa ser melhorada, vem esse cara que não tem o que fazer com os vereadores gastem dinheiro público para se reunir para votar uma coisa sem necessidade . Temos outras coisas necessária para fazer no Rio de Janeiro.

    • ELES SÓ FAZEM “COISAS”, QUE TENHAM VISIBILIDADE.
      Fazer o que precisam? É cabresto do voto.
      Já conhecemos isso. Exemplo “era” o Nordeste que receberam a carta de euforria, livres do cabresto, com relação às águas que agora jorram nas torneiras fora os pastos vendidos!

  14. Atila Nunes sua velha raposa velha, está querendo voto, certo? Errado. Temos a internet pra de ver melhor ? e suas armações para se manter no poder corrupto do Rio de Janeiro, desde sempre. Arg!?

  15. Atila Nunes sua velha raposa velha, está querendo voto, certo? Errado. Temos a internet pra de ver melhor ? e suas armações para se manter no poder corrupto do Rio de Janeiro, desde sempre. Arg!?

  16. Atila Nunes sua velha raposa velha, está querendo voto, certo? Errado. Temos a internet pra de ver melhor ? e suas armações para se manter no poder corrupto do Rio de Janeiro, desde sempre. Arg!?

  17. Não vai ser um desfile de uma escola de samba num período em que as pessoas se entregam a uma devassidão moral sem limites, que vai anular a verdade absoluta das Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus, que revela existir apenas um único Deus, criador dos céus e da terra, Senhor absoluto e soberano sobre tudo e todos. Os outros entes espirituais são anjos e demônios. Anjos não aceitam adoração de seres humanos. Já demônios sim. Os Exus aceitam adoração.
    Portanto, podem transformá-lo em patrimônio, padroeiro, seja o que for. Aqueles que conhecem a Verdade nunca serão enganados.
    Além do mais acredito que existem urgências maiores na cidade que transformar Exu em patrimônio da cidade.

  18. Só faltava essa. Prefeito excomungado. O Rio ja vive uma maré de azar ha anos. Mais isso pra azarar. Nada a ver com religião, mas também nada a ver com “patrimonio” . PALHAÇADA

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui