O sotaque pode ser paulista, mas Fábio Elias Cury, da Cury Construtora, é agora Cidadão Honorário do Rio. O empresário é um dos principais responsáveis pelo boom residencial na área do Porto Maravilha, com sete empreendimentos na região no momento, além de outros dois em São Cristóvão e um na Avenida Presidente Vargas. A homenagem, concedida nesta quarta-feira (21), é uma iniciativa do presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD) e do vereador Pedro Duarte (Novo).
“Precisamos reconhecer pessoas como o Dr. Fábio Cury, que está mudando a cara de toda uma região da nossa cidade. É uma honra poder celebrar esse grande visionário”, diz Caiado.
A construtora especializada em imóveis econômicos batalhou com a Caixa durante três anos para baixar os preços dos títulos do Porto Maravilha, os Cepacs, de forma a viabilizar construções com foco em moradores, não em empresas. E agora, no fim deste mês, os futuros residentes do primeiro empreendimento do tipo — o Rio Wonder — vão receber as tão esperadas chaves.
São, ao todo, 11 residenciais da empresa na área que vai do Terminal Gentileza à Praça Mauá, em um total de 7.469 apartamentos. A expectativa é que a população local aumente em mais de 27 mil pessoas, incluindo também os empreendimentos Porto Carioca, da Emccamp; e o retrofit do Sal Rio, da CTV, e do edifício A Noite, do consórcio integrado pela paulista QOPP e a carioca Konek Transformação Imobiliária. Com as 9.526 unidades habitacionais ocupadas, a população atual de 30 mil moradores deve ter um crescimento de 90%.