Fábrica de vacinas da Fiocruz deve criar 5 mil empregos na construção civil do RJ

Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde da Fiocruz será construído em Santa Cruz, na Zona Oeste

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto de como será a futura fábrica de vacinas da Fiocruz, em Santa Cruz - Foto: Divulgação

O ramo de construção civil poderá ter, em breve, um ”boom” de empregos no Rio de Janeiro. Isso porque, com a edificação do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Santa Cruz, na Zona Oeste da capital fluminense, há a expectativa de que cerca de 5 mil vagas de trabalho sejam geradas. Além disso, outros 1.500 postos de trabalho podem ser criados com o funcionamento do complexo para a produção de vacinas e biofármacos. Este será o maior centro de produção de imunizantes da América Latina.

O empreendimento no Distrito Industrial de Santa Cruz vai atrair novas empresas para o local, considerando a cadeia de suprimentos necessária para o grande volume de produção. A previsão é que a unidade esteja concluída em 2023; no mês passado, foi assinada a escritura definitiva do terreno num evento que contou com as presenças do governador em exercício Cláudio Castro; o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Com 580 mil metros quadrados, o terreno que abrigará o complexo foi cedido pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin). Serão nove prédios, englobando setores de processamento, embalagem, armazenamento de matéria-prima e produtos finais, controle e garantia da qualidade, e centrais de tratamento de resíduos e efluentes. No local, serão produzidas todas as vacinas da Fiocruz.

”A Fiocruz vai se instalar em um distrito industrial onde há toda uma perspectiva de novas produções de fármacos e vacinas, e também vai atrair a cadeia produtiva, com a necessidade de insumos e equipamentos. Então, além da questão da pandemia e da saúde pública, que é o nosso foco, também teremos geração de emprego e renda para a população fluminense”, disse Fábio Galvão, presidente da Codin, no dia da assinatura da escritura do terreno.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fábrica de vacinas da Fiocruz deve criar 5 mil empregos na construção civil do RJ
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. A dignidade maior para o chefe de família é oportunidade de emprego e será bem vinda está obra beneficiando o trabalhador que já não aguenta mais ficar em casa e voltar a trazer o pão pra sua família

  2. Muito mal o país investe em pesquisa.
    Teve matéria recente em jornal sobre a fuga de cientistas.
    Agora querem construir uma avançada fábrica de vacinas. Tudo para desviar recursos públicos (será?)
    – Só o tempo dirá…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui