Facha anuncia fechamento de sua unidade no Méier

Foto: Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) - Campus Méier

A direção de uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do Rio, as Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) anunciou nesta terça-feira (23/06) o encerramento das atividades na unidade localizada no bairro do Méier, Zona Norte do Rio. Segundo a Facha, a crise econômica provocada pela pandemia do Coronavírus foi decisiva para a tomada da decisão.

Hoje realizamos uma reunião com alunos, professores e colaboradores do Campus Méier para comunicar com profunda tristeza o encerramento de nossas atividades nesse Campus a partir de 2020.2“, diz o comunicado divulgado pela Facha. 


Ainda segundo a instituição, diversos alunos irão pedir transferência para a unidade de Botafogo.

Esse é um momento muito difícil para todos nós, no entanto necessário. A colaboração de todos os alunos de Botafogo nesse processo será de extrema importância, pois queremos acolher os alunos que se transferirão para a Facha Botafogo“.

Temos certeza de que este é apenas um recuo momentâneo, para que possamos voltar a crescer em breve“, finaliza a nota.

A unidade da Facha no Méier tinha 20 anos de serviços prestados a educação no Rio de Janeiro. Agora, a Hélio possui apenas o campus da Rua Muniz Barreto, em Botafogo, na Zona Sul.

Leia o comunicado na íntegra:

“Os impactos provocados pela pandemia da Covid-19 nos fizeram agir de forma mais cautelosa e tomar algumas decisões importantes. Tudo isso não tem sido fácil, mas é em momentos assim que precisamos mostrar o nosso compromisso com a educação de qualidade.


Neste dia, 23 de Junho de 2020, reunimos nossos professores, colaboradores e estudantes para comunicar, com muito pesar, que a partir do próximo semestre vamos encerrar as atividades da unidade Méier.


Durante 20 anos, o campus formou milhares de alunos, sempre pautado no respeito e transparência, sendo sinônimo de tradição e excelência. Os alunos foram convidados a continuarem seus estudos em nossa unidade Botafogo, a partir do segundo semestre de 2020. Vale ressaltar que, por enquanto, permanecemos com nossas aulas remotas.


A unidade Botafogo receberá os estudantes, professores e colaboradores do Meier no próximo semestre com todo carinho e atenção necessários para o momento de adaptação e acolhimento.


Essa mudança pela qual o mundo tem passado, nos obriga a dar um passo para trás para poder na frente compensar o recuo.


Acreditamos que por mais difícil que seja a tomada de decisão exposta aqui, nossa responsabilidade com uma aprendizagem transformadora e nossa comunidade deve sempre falar mais alto.”


Organização Hélio Alonso de Educação e Cultura.

No último dia 12 de maio, o DIÁRIO DO RIO informou que a Cândido Mendes, outra conceituada instituição de ensino superior do Rio entrou com pedido de recuperação judicial, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Na ocasião, a universidade informou que enfrenta dificuldades financeiras desde a ampliação da oferta de cursos entre 2012 e 2014, quando chegou a ter 24 mil estudantes. Os problemas, no entanto, se agravaram com a crise econômica do país e, principalmente, com o quadro de quarentena devido à pandemia do Coronavírus.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui