Facha entra com pedido de recuperação judicial no TJRJ

No acumulado entre 2019 até março de 2022, a instituição teve um prejuízo de R$ 14,8 milhões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pátio Facha (Divulgação)

Uma das faculdades mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso), ingressou no Tribunal de Justiça do Rio com pedido de recuperação judicial. No requerimento apresentado à Justiça, os administradores alegam que a “despeito dos incansáveis esforços despendidos ao longo dos últimos anos, o atual cenário mostra-se insuficiente para permitir a plena readequação financeira dos negócios”. A informação foi divulgada pelo jornalista Ancelmo Gois.

Segundo demonstrativo contábil apresentado, o resultado líquido da Facha no acumulado entre 2019 até março de 2022 mostra prejuízo de R$ 14,8 milhões. A lista de credores também foi entregue à Justiça. A questão será tratada pela 2ª Vara Empresarial do Rio.

A Organização Hélio Alonso de Educação e Cultura também informou que, desde 2019, teve início um processo de reestruturação do negócio, que foi atrapalhado pela pandemia, que culminou no menor número de alunos matriculados, no 2º semestre de 2020.

Em 2020, a Facha anunciou o fechamento da sua unidade no Méier, na Zona Norte do Rio, passando a funcionar somente com o campus em Botafogo, na Zona Sul.

Advertisement

Um documento foi enviado a colaboradores e professores. Nele, os administradores informam da decisão de pedir a recuperação judicial, com a promessa de não haver “impacto negativo nas rotinas acadêmicas da FACHA e nas atividades educacionais”.

Em 2021, a instituição de ensino superior, criada pelo professor Hélio Alonso (falecido em 2015) e famosa pelos cursos de comunicação, completou 50 anos de fundação. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Facha entra com pedido de recuperação judicial no TJRJ
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Ninguém aqui para comentar??
    Pouco se importando. Povo sem memória…
    Não é possível que uma instituição de 50 anos não tenha tido algum leitor do Diário do Rio…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui