Fachada da Subprefeitura do Centro do Rio está caindo aos pedaços; prédio passará por reformas

Procurada pelo DIÁRIO DO RIO para comentar o assunto, a Subprefeitura do Centro informou que ''o prédio passará por reformas e a obra já foi autorizada e licitada''. Para vizinhos, "casa de ferreiro, espeto de pau".

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da Subprefeitura do Centro do Rio, interditada pela Defesa Civil
Fachada da Subprefeitura do Centro do Rio, interditada pela Defesa Civil - Foto: Reprodução

O imóvel que abriga a Subprefeitura do Centro do Rio de Janeiro, localizado no número 34 da Rua da Constituição, próximo à Praça Tiradentes e ao Campo de Santana, teve sua fachada isolada pela Defesa Civil municipal, o que intrigou vizinhos e comerciantes locais, além dos passantes. Conhecida por sua rigidez no trato com os proprietários de imóveis históricos, o fato da fachada do imóvel estar cheia de rachaduras e pedaços caindo – além de uma árvore nascendo na frente do sobrado – foi considerado por vizinhos uma espécie de “anedota”.

De acordo com o relatório de vistoria o qual o DIÁRIO DO RIO teve acesso – que não prevê a interdição do prédio, vale ressaltar -, foi constatado que ”o reboco das molduras e cordões da fachada apresentam várias fissuras, necessitando, com urgência, da colocação de aparalixo e tela de proteção para garantir a passagem dos transeuntes”.

Já em relação aos guarda-corpos das sacadas do edifício, a Defesa Civil sugeriu a interdição dos mesmos ”até o início das obras programadas”.

sacadas subprefeitura do centro do rio Fachada da Subprefeitura do Centro do Rio está caindo aos pedaços; prédio passará por reformas
Sacadas da Subprefeitura do Centro do Rio – Foto: Reprodução

É importante destacar também que os proprietários de imóveis históricos na região têm reclamado das burocracias e multas que recebem dos órgãos de patrimônio. Ademais, eles questionam por que os imóveis da Prefeitura e do Governo do Estado estão ”caindo aos pedaços”, em nenhum tipo de ação dos mesmos órgãos. Para o administrador de imóveis Wilton Alves, que cuida de diversos bens tombados na região, “na casa do ferreiro o espeto é de pau“.

Advertisement

Recentemente, bem em frente ao imóvel que sedia a Subprefeitura, constatamos que um ferro velho funciona de forma tranquila e ilegal, tendo invadido o prédio, que é de propriedade do Governo do Estado. O ferro velho, que sabidamente recepta toda sorte de mercadorias roubadas e “coletadas” pela população de rua, ganhou o apelido de ROUBERJ, conforme matéria que aqui publicamos. A situação é tão patética que o “estabelecimento” que invade o imóvel público é guardado por policiais civis.

O que diz o Município

Procurada pelo DIÁRIO DO RIO para comentar o assunto, a Subprefeitura do Centro informou que ”o prédio passará por reformas e a obra já foi autorizada e licitada”.

Além disso, segundo eles, ‘‘enquanto os reparos não começam, foi isolada preventivamente uma parte da fachada e a sede da Subprefeitura segue em funcionamento’‘.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fachada da Subprefeitura do Centro do Rio está caindo aos pedaços; prédio passará por reformas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui