Nesta terça-feira (13/08), a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, em Botafogo, Zona Sul carioca, inicia uma ação de atendimento a pessoas que recebem até meio salário mínimo (R$ 706) ou que não trabalham. O serviço, comandado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e que abrange as áreas Cível, Trabalhista, Criminal e Família, é realizado por professores de Direito – todos advogados – e alunos dos 7°, 8°, 9° e 10° períodos.
Os interessados em ser atendidos receberão orientações sobre diversos assuntos, como limpar nome sujo por endividamento, questões de divórcio e guarda infantil, além de dúvidas gerais relacionadas a empregado e empregador.
”Estou super animada, pois vou colocar em prática algo que venho estudando, a teoria, desde o 1º período, seja no âmbito cível ou trabalhista. Essa vai ser a minha preparação para o meu futuro emprego, advogando e exercendo o Direito em si”, afirma Eduarda Naegele, estudante da faculdade.
Vale ressaltar que, embora sejam feitas consultorias, orientando o cidadão em como solucionar o problema, podendo até ser sugerido o comparecimento à Defensoria Pública, os profissionais não entram com ações judiciais para a resolução dos casos.
”O NPJ para os alunos vai espelhar não só questões teóricas, mas práticas, como atendimento, funcionamento do processo, o que acontece em nível judicial… Temos também pesquisa de doutrina, jurisprudência de temas atuais e visitas guiadas. Nós levamos os nossos estudantes ao Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça, Ministério Público, o que ajuda na formação e assimilação do conteúdo jurídico”, explica Leandro Antunes, professor de Direito e coordenador do núcleo.
Para ser atendido no NPJ, basta ligar no número (21) 2114-5266 e agendar o horário. É necessário levar RG e os documentos relacionados ao problema que será tratado. O núcleo fica localizado no número 51 da Rua Marquês de Olinda, em Botafogo.