Faetec poderá ter reserva de vagas para vítimas de violência doméstica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (31/03), o PL 3851/2021, de autoria da deputada Célia Jordão (PL), que estabelece a reserva de 30% das vagas dos cursos de qualificação profissional da Faetec e dos Centros de Geração de Emprego e Renda para mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social e desemprego encaminhadas pelos CREAS e abrigos institucionais. A proposta, agora, segue para avaliação do governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias para vetar ou sancionar a nova lei.

“Muitas vítimas de violência doméstica não denunciam as agressões a que são submetidas porque dependem financeiramente de seus agressores e não têm condições de se sustentar. Criar oportunidades para que essas mulheres conquistem sua liberdade financeira é o primeiro passo para quebrar esse ciclo de violência. Mas, para que isso aconteça, é preciso, antes de tudo, qualificá-las profissionalmente, dando-lhes autonomia e condições de ingressar no mercado de trabalho”, ressaltou a deputada.

Segundo a proposta, a Faetec e os Centros de Geração de Emprego e Renda deverão promover ampla divulgação das vagas e realizar levantamentos para implantar cursos de acordo com as vocações locais, visando o aproveitamento das beneficiadas no mercado de trabalho. As vagas ficarão disponíveis até cinco dias antes do encerramento das inscrições, devendo, após esse prazo, ser liberadas para o público em geral se não forem preenchidas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Faetec poderá ter reserva de vagas para vítimas de violência doméstica
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui