O prefeito de Nilópolis, Farid Abrão (PTB) teve sua morte cerebral declarada na noite desta sexta-feira, 11/12, ele estava internado no Hospital Copa D’Or desde 30/11. Ele tinha 76 anos, e não concorreu a reeleição, mas seu sobrinho Abrãozinho Neto (PL) foi eleito em 1º turno.

Farid também foi presidente da escola de samba Beija-Flor por 18 anos, além de vice-presidente administrativo e vice-presidente jurídico da agremiação. A agremiação declarou luto.

“A Beija-Flor de Nilópolis informa a seus integrantes e torcedores, bem como a toda sociedade, que está de luto oficial pela perda de Farid Abraão David, ex-presidente da escola de samba e prefeito do município de Nilópolis, onde a agremiação está sediada.

A diretoria da Beija-Flor, bem como a família Abraão David, acompanhava com atenção o estado de saúde do ex-dirigente, internado desde o início da semana no hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Farid estava sendo mantido sedado e respirava com ajuda de aparelhos”.

Farid tinha 76 anos, foi deputado estadual, e foi diagnosticado com o novo corona vírus alguns dias após às eleições onde elegeu seu sucessor, Abraãzinho Neto (PL), com 48,97% dos votos válidos. A eleição de Abraão David Neto simboliza a continuidade política de um dos maiores clãs políticos do Estado, que governam Nilópolis há quase 30 anos com duas interrupções.

A história começa com o ex-deputado federal e primo de Farid, Simão Sessim. Ele foi o primeiro da família a chegar na Prefeitura de Nilópolis, entre 1973 e 1977, pela Arena, partido de sustentação da Ditadura Civil Militar. Depois dele, de 1983 a 1988, foi a vez de Miguel Abraão, irmão de Farid e pai de Abraãzinho. Jorge Davi, irmão de Simão, assumiu de 1989 a 1992. O ciclo teve interrupção nos anos 90 com as eleições de Manoel Rosa, o Neca, e José Carlos Cunha. Mas, de 2001 a 2008, Farid retorna ao poder executivo, fez seu primo Sérgio Sessim, sucessor entre 2009 à 2012 e elegeu-se de novo em 2016 para o terceiro mandato. Entre os dois, uma nova quebra de sucessão com Alessandro Calazans de 2012 à 2016.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Quem assume a Prefeitura nestes poucos dias é a agora viúva de Farid, Jane Louise David que tem 70 anos.

1 COMENTÁRIO

  1. […] Falecido por morte cerebral na última sexta-feira (11), Farid Abrão, prefeito de Nilópolis, foi sepultado neste sábado (12) no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte do Rio, em cerimônia que contou com a presença somente de seus familiares. Ele estava internado desde o final de novembro no hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul da capital fluminense, com Covid-19, mas não resistiu à doença. […]

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui