Falta d’água pode atingir bairros do Rio e parte da Baixada Fluminense nesta quinta

Ao todo, 26 regiões do Rio de Janeiro e 4 municípios da Baixada podem ter abastecimento de água prejudicado nesta quinta-feira (03/12)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da Elevatória do Lameirão - Foto: Reprodução

Devido a um problema em uma bomba na Elevatória do Lameirão, em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste, o Rio de Janeiro pode ter, nesta quinta-feira (03/12), desabastecimento de água em 26 localidades da Região Metropolitana, o que afetaria cerca de 1 milhão de pessoas. A informação é da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae).

Há aproximadamente 15 dias, um dos motores da elevatória quebrou, diminuindo, assim, a capacidade de bombeamento de água a 75%. Passado esse tempo, a Cedae passou a divulgar, desde a última terça-feira (01/12), um mapa com as regiões afetadas pela falta d’água. Paralelamente, a companhia está realizando um rodízio de abastecimento para minimizar os transtornos causados à população.

O governador em exercício do RJ, Cláudio Castro, revelou que a situação é complexa e que o prazo para que o sistema volte a operar com 100% de sua capacidade é 20/12.

”É uma coisa que tinha que ser resolvida antes. Estourou aqui, mas esse motor já vinha. A informação que eu tenho é que isso já tá licitado desde o ano passado. O material chegaria aqui durante a pandemia. Tem um cobre que só no Chile faz e que por causa da pandemia lá a gente não tá conseguindo importar”, disse Castro.

Advertisement

”Então, tudo isso gerou uma dificuldade, não é um problema simples, um erro simples, que a gente possa pegar uma chave e resolver. Tá sendo resolvido, o prazo é que entre 15 e 20 de dezembro esteja completamente solucionado. E estamos trabalhando todo dia para que isso seja antecipado”, complementou.

Confira as regiões onde pode faltar água nesta quinta-feira:

Zona Oeste: Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Jabour, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará e Senador Vasconcelos e Sepetiba;

Zona Norte: Anchieta, Benfica, Camarista Méier (Engenho de Dentro), Grajaú, Ilha do Governador, Riachuelo, Ricardo de Albuquerque, Rio Comprido, Rocha, Sampaio, São Cristóvão, São Francisco Xavier e Tijuca;

Zona Sul: Ipanema e Laranjeiras;

Centro: Santa Teresa;

Baixada Fluminense: Belford Roxo, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Falta d'água pode atingir bairros do Rio e parte da Baixada Fluminense nesta quinta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui