Falta de Educação no Trânsito do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Avenida Presidente VargasO trânsito de São Paulo não é fácil, nada fácil, mas o paulista quando chega no Rio de Janeiro fica estarrecido, passa a acreditar que em Sampa todos os motoristas são tão humildes e modestos como o Papa Francisco e, desta vez, concordo com nossos amigos paulistas. Já disseram que o Brasil não é para amadores, então o trânsito do Rio de Janeiro é apenas para profissionais, com no mínimo pós-graduação.

O trânsito no Rio de Janeiro apenas piora e algumas vezes dá para observar que não é o excesso de carros na rua, e sim a completa falta de educação e respeito ao próximo que o carioca ganha quando passa a estar atrás de um volante. Pessoas que normalmente falam “por favor”, “licença” e “desculpe” passa por uma transformação pior que a de “Jekyll e Hyde”, tornam-se verdadeiros monstros do “fechar”, do “buzinar” e do “dedo médio em riste”. E assim começam e terminam a semana e também passam o fim de semana.

Observe os motoristas, muitos os de ônibus que deveriam ser os mais conscientes, fechando os cruzamentos e pronto cria-se um engarrafamento e mais buzinas, mais dedos médios em riste. Pergunte-se, os mesmos fechariam sua passagem em um corredor? Certamente que não, excetuando-se os sociopatas, normalmente cederiam a passagem, sorriria e falaria por favor.

Advertisement

Não há soluções rápidas para este tipo de problema no trânsito carioca, a mera fiscalização de pouco adianta, não resolve o problema, apenas no momento e nos locais onde há fiscais. É necessário, isso sim, um trabalho de educação a longo prazo, com campanhas na Tv, rádio, jornais e internet e também diretamente com as pessoas nas ruas.

Há solução para um trânsito mais educado e pacífico no Rio de Janeiro, o que falta é vontade para começar este trabalho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Falta de Educação no Trânsito do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui