Faltam leitos de UTI na rede pública para pacientes com Covid-19

Na manhã desta quarta-feira, 86 pacientes precisavam de vagas em UTI, mas só haviam 37 leitos na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Desde esta terça-feira (24/11), a quantidade de pacientes com Covid-19 precisando de leitos de UTI é maior que o número de vagas disponíveis nos hospitais públicos do município do Rio de Janeiro. Segundo informações do RJTV, na manhã desta quarta-feira (25/11), 86 pacientes precisavam de vagas em UTI, mas só haviam 37 leitos na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira, haviam 513 pacientes internados na UTI na rede pública da capital. Esses dados incluem leitos de unidades municipais, estaduais e federais, atingindo uma ocupação de 93%. Mais de 30 pacientes graves ainda não tinham conseguido uma vaga. Alguns deles esperam desde o início do mês.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos SUS de enfermaria é de 70%. Nas unidades geridas pela prefeitura, a ocupação é de 97% das 271 UTIs. Já a taxa de ocupação, considerando todas as unidades da rede estadual destinadas à Covid-19, está em 40% em leitos de enfermaria e 77% em leitos de UTI.

No total, na rede pública, 184 pacientes com casos suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para leitos de internação, sendo 107 para enfermaria e 77 para UTI. Pela quinta semana consecutiva, o Estado apresentou uma alta no pedido de internações para pacientes com Covid-19.

Advertisement

Um levantamento do Globo com dados da Secretaria Estadual de Saúde mostra que, na última semana epidemiológica, entre os dias 15 e 21 de novembro, as unidades de toda a rede SUS do Rio pediram vagas para 1.044 pessoas com suspeita ou caso confirmado de coronavírus. A procura por leito na rede saltou 93% em quatro semanas: entre 18 e 24 de outubro, tinham sido requisitadas 540 vagas.

A situação levou as autoridades federais, estaduais e municipais a deflagrarem, nesta segunda-feira (23/11), um plano de ação rápida, suspendendo cirurgias eletivas. desde que não sejam oncológicas ou bariátricas, entre outras, e ofertando mais 214 vagas para pacientes com a doença.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Faltam leitos de UTI na rede pública para pacientes com Covid-19
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui