Foto: Reprodução/Internet

De acordo com denúncia realizada pela vereadora Teresa Bergher (PSDB), se baseando em uma resposta da própria Prefeitura do Rio a um requerimento de informações que ela enviou ao Executivo em 2018, familiares de Marcelo Crivella, como o filho, a nora e a esposa, transitam pela cidade em carros alugados pelo município, dentro do contrato que atende o gabinete do prefeito.

O município informou que o contrato está em vigor até hoje. Em nota oficial, a Prefeitura disse que os veículos vêm sendo empregados pela família por orientação da Coordenadoria Militar e que não se trata de um privilégio, mas de uma medida de segurança.

”É, no mínimo, imoral que a família do prefeito use carros alugados com dinheiro público, enquanto faltam recursos para gastos essenciais, como nos hospitais. Nada justifica essa mordomia”, argumentou Teresa, que vai encaminhar representação ao Ministério Público para que o órgão avalie se cabe uma ação por improbidade administrativa.

O município, em contrapartida, rebateu a acusação por meio de nota. O texto diz que um decreto do próprio Crivella, assinado em 28 de maio de 2018 (posterior ao envio do requerimento de informações feito pela vereadora), autorizou o uso de carros da Prefeitura pelos parentes do prefeito.

Um dos pontos do decreto atribuiu à Casa Militar ”incumbir-se das providências necessárias quanto ao uso dos diversos meios de transportes à disposição do prefeito e de autoridades municipais”, além de controlar as atividades relacionadas à segurança do prefeito e de seus familiares nos limites da cidade do Rio de Janeiro.

O documento enviado à vereadora não informa quantos veículos estão à disposição dos familiares de Crivella, dizendo apenas que são de 3 modelos, 2 deles blindados.

Pelos carros sem motorista (quem dirige são integrantes da Coordenadoria Militar), a Prefeitura pagava R$ 36,1 mil mensais em 2018, já inclusa a despesa com combustível. Só o carro a serviço de Crivella custava R$ 12 mil mensais. Todos os veículos ficam disponíveis 24 horas por dia tanto para o prefeito quanto para sua família.

”Além do prefeito, só a esposa dele poderia usar carro alugado com dinheiro público. Filho, nora e filha não podem. Isso fere o princípio da moralidade administrativa que deve pautar o comportamento de qualquer agente público”, disse Hermano Cabernite, advogado especializado em Direito Administrativo, em entrevista à TV Globo.

Foto: Reprodução/Internet

A prefeitura afirma também que foram adotadas medidas semelhantes às da segurança do presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e de suas famílias. Ainda de acordo com a nota, essas normas são seguidas por outras prefeituras e governos do país.

Entre os usuários dos carros, estão a primeira-dama Sylvia Jane e o filho Marcelo Hodge Crivella. Ex-candidato a deputado federal em 2018 (ele não conseguiu se eleger), Marcelinho, como é conhecido, protagonizou uma polêmica logo no início do governo do pai: o prefeito decidiu nomeá-lo secretário da Casa Civil, mas ele ficou pouco tempo no cargo. Foi afastado por conta de uma liminar em uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a suspeita de nepotismo. A irmã e a mulher de Marcelinho, Raquel e Maressa Crivella, respectivamente, também usam carros pagos pela Prefeitura.

O documento enviado à vereadora mostra, ainda, que a família do vice-prefeito Fernando Mac Dowell também fazia uso da frota alugada. Os veículos estavam à disposição de sua esposa, Ângela, e do filho, João. Os carros foram devolvidos após a morte do vice-prefeito, em maio de 2018.

De acordo com o relatório, também têm direito a usar a frota a chefe de gabinete, Margareth Cabral, o procurador-geral do município, Marcelo Marques, e o coordenador de Diversidade Sexual da Prefeitura, Nélio Georgini. Paralelamente, há também veículos à disposição da Obra Social, da Subsecretaria de Comunicação Social e das coordenadorias de Relações Internacionais e de Promoção de Eventos.

A empresa que aluga os carros é a CWL, que possui 3 contratos com a Prefeitura. Ela também disponibiliza veículos para a Secretaria Municipal de Fazenda e para as administrações regionais.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui