Famílias que perderam suas casas no incêndio em Santa Cruz ficam desabrigadas novamente

Sem o auxílio da Prefeitura e com a entrega do galpão cedido por uma igreja, moradores dependem da ajuda de parentes para ter onde se abrigar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

Os moradores das moradias populares Unidos Venceremos, que pegou fogo no dia 14/01 estão novamente sem lugar para morar. Até então, as famílias estavam alojadas em um galpão cedido por uma igreja na região. O local iniciou obras que já estavam planejadas no dia 12/02, ultima sexta-feira.

Entre as famílias que perderam suas moradias, 147 conseguiram receber o Auxilio Habitacional temporário. Mas as outros 58 ainda não tiveram resposta da Prefeitura. Sem auxílio os moradores estão improvisando local para se abrigarem com familiares até que consigam receber o aluguel social. Segundo informações da representante do grupo, Rosangela Rocha, não está havendo diálogo com a Secretaria Municipal de Habitação e Cidadania (SMHC). Com isso, não há previsão de qualquer auxilio.

No dia 11/02 foi realizada uma reunião das famílias com o Núcleo de Terras e Habitação (NUTH) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). O Ouvidor-Geral, Guilherme Pimentel, enfatiza que situação exige urgência da concessão do aluguel social para os moradores:

“Cinquenta e oito (58) famílias estão vivendo de favor em um galpão emprestado por uma igreja. Lá, há apenas dois vasos sanitários para cerca de 200 pessoas, entre elas muitas crianças pequenas e alguns idosos. Além disso, elas só têm até semana que vem para ficar no local, e não possuem lugar para onde ir. É preciso garantir o aluguel social imediato como solução temporária, sem deixar de providenciar moradia digna definitiva para as mais de 200 famílias que perderam tudo no incêndio”, disse Guilherme.

Advertisement

 A DPRJ aguarda resposta de uma solicitação enviada à Prefeitura para entender porque essas 58 famílias não receberam o AHT e quais providências podem ser tomadas para garantir que essas pessoas tenham o direito à moradia garantido.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Famílias que perderam suas casas no incêndio em Santa Cruz ficam desabrigadas novamente
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui