Favela da Rocinha vai ganhar 1.500 novas luminárias de LED

A iniciativa faz parte do Luz Maravilha, parceria público-privada que promete modernizar todo o sistema de iluminação pública da cidade até 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A previsão é instalar 1.500 luminárias de LED na Rocinha - Prefeitura do Rio

A maior favela da América Latina vai ganhar nova iluminação. A Prefeitura, por meio da Rioluz, começou a instalar na Rocinha 1.500 novas luminárias de LED. A iniciativa faz parte do Luz Maravilha, parceria público-privada que promete modernizar todo o sistema de iluminação pública da cidade até 2022, com 450 mil pontos. Na Rocinha, o programa impactar cerca de 70 mil moradores.

Desde o início de janeiro, a Rioluz tem feito a revisão do cronograma do Luz Maravilha e um dos critérios utilizados para a implementação do programa é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  A Rocinha tem um IDH de 0,732, considerado um dos mais baixos da cidade, mesmo estando numa região de classe média alta, o que marca um profundo contraste urbano na paisagem da região. Outros critérios analisados para a instalação das novas luminárias são mancha criminal, índice de apagamentos das lâmpadas e regiões de maior vulnerabilidade social.

“Essa entrega só é possível porque priorizamos os locais mais carentes da cidade privilegiando quem mais precisa. A modernização em um local tão simbólico é sinal do compromisso da Prefeitura do Rio com o carioca”, declarou o presidente da Rioluz, Bruno Bonetti.

“Já são mais de 25 mil luminárias instaladas na cidade. Iluminar a Rocinha é resgatar a autoestima e trazer mais segurança para essa grande comunidade”, contou a secretária de Infraestrutura, Katia Souza.

Advertisement

O programa Luz Maravilha contempla também a modernização de todos os postes da Rioluz, que representam 15% dos postes existentes na cidade.

A parceria público-privada inclui a implementação de serviços dentro do conceito de cidade inteligente (smart city), com a instalação de 10 mil câmeras de segurança, sendo que 40% delas contarão com tecnologia de reconhecimento facial; cinco mil pontos de wi-fi; quatro mil sensores de resíduos sólidos em bueiros; e seis mil sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o fluxo do tráfego.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Favela da Rocinha vai ganhar 1.500 novas luminárias de LED
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui