Favela Mundo abre portas para o empreendedorismo no carnaval

Profissionais capacitados pela instituição vão mostrar seus talentos na Sapucaí maquiando centenas de componentes de escolas de samba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Maquiagem artística, fantasias e adereços e artesanato. São muitas as oportunidades oferecidas pela ONG Favela Mundo e que ajudam a fortalecer o mercado criativo, gerando capacitação profissional de quem deseja trabalhar, especialmente, durante o carnaval do Rio. Com talento, muito amor e geração de renda, um grupo de cerca de 70 pessoas, entre professores, alunos e ex-alunos da instituição, estarão no ritmo da folia mostrando o poder da maquiagem ao transformar centenas de componentes de escolas de samba como Mangueira, Mocidade, Unidos de Padre Miguel, entre outras agremiações da Série Ouro, que vão desfilar na Sapucaí este ano.

“Nossos cursos tem como objetivo dar ferramentas necessárias para que os alunos possam adquirir conhecimentos e aproveitar ao máximo as oportunidades”, destaca Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo.

O trabalho vai muito além de só usar pincéis e as paletas de maquiagem, o grupo cria nas salas de aula e com aprovação dos carnavalescos, inclusive, a arte que será usada pelos integrantes das escolas de samba. Muitos profissionais são até premiados pelos trabalhos executados. E uma das pessoas que adora cair na folia e ainda ganhar dinheiro é a professora de maquiagem Rosangela Pereira, de 62 anos, que levará sua equipe formada por alunos e ex-alunos para maquiar os integrantes das escolas de samba.

“O que me deixa mais feliz é poder levar os alunos e ex-alunos comigo. Fico mais segura porque sei que são todos talentosos e cheios de vontade de fazer o carnaval acontecer e viver a  experiência de maquiar uma escola de samba. Sentirão na pele essa adrenalina. Além de mostrar o que aprenderam em sala de aula, geram renda e, muitos deles, vão receber pelos seus trabalhos pela primeira vez”, afirmou a  maquiadora social, artística e de efeitos especiais, que é moradora do Andaraí.

Rosângela chegou à ONG Favela Mundo para fazer um curso de maquiagem e, ao mostrar suas habilidades, logo foi convidada para se tornar professora da instituição e compartilhar seu aprendizado com outras pessoas. Há sete anos, ela se dedica à arte de ensinar todos os tipos de maquiagem. 

“No início, não me achava capaz, mas eu amava tanto a maquiagem que aceitei o  desafio de dar aulas. Amo a minha profissão e acho que consigo contagiar os alunos com a minha paixão pelo meu trabalho. Nos tornamos uma família que ama o que faz”, afirma a maquiadora, que trabalha junto com a professora Rita Borges.

Rita fez parte da primeira turma do curso de maquiagem da ONG Favela Mundo para adultos e retornou ao projeto para dar aulas. “Nossa intenção é sempre aproveitar os alunos e inseri-los em nossa equipe de carnaval. Este ano, a turma é formada por grande parte de ex-alunos. A expectativa é que seja mais um ano organizado, com muito trabalho e com todo mundo feliz”, reforça a profissional, que é moradora da Penha.

Quem também está bastante animada é a Marcia Sundin, de 53 anos, moradora do Caju. Pela primeira vez, a aluna vai trabalhar no carnaval do Rio.

“Estou muito feliz e ansiosa. Eu trabalhava em uma empresa de locação de brinquedos e, um certo dia, num período de Páscoa tive que fazer maquiagens de coelhinhos em umas crianças que eram hóspedes de uma rede de hotel. Fiz e, naquele exato momento, me apaixonei pela arte. Procurei por cursos de maquiagem artística e encontrei a ONG Favela Mundo, que estava oferecendo cursos gratuitos no meu bairro e fiz o curso de maquiagem artística em 2022. Isso foi um divisor de águas em minha vida. Hoje tenho a minha profissão onde consigo trabalhar com o que gosto e levar uma renda para minha família. Sou muito grata à ONG, pois me deu força para investir no meu sonho,” finaliza Marcia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Favela Mundo abre portas para o empreendedorismo no carnavalddr newsletter Favela Mundo abre portas para o empreendedorismo no carnaval
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui