Favela Vale Encantado, no Alto da Boa Vista, constrói sua própria rede de esgoto

Desde maio de 2022, o esgoto é coletado das residências e direcionado a um tanque de concreto, onde é submetido a processos naturais para a limpeza da água

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto de saneamento ecológico do Vale Encantado, no Alto da Boa Vista, Zona Norte do Rio/ Foto: Redes Sociais Taboa Engenharia

Localizada no Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a comunidade do Vale Encantado surgiu, no século XIX, com a presença de trabalhadores que atuavam nas plantações de café do entorno, antes da região ser reflorestada e dar origem à Floresta da Tijuca – uma das maiores do mundo em perímetro urbano. As informações são da BBC News Brasil.

Quatro gerações depois, a comunidade ainda enfrenta muitos desafios. Durante muito tempo, eles viveram da extração de recursos naturais locais, como a agricultura e a floricultura. A extração de granito, que causou desmatamento, também foi uma atividade exercida até 1989, quando empresas exploradoras foram embora, levando consigo também a possibilidade de sustento de quem vivia na comunidade.

Atualmente, segundo o último censo da Associação de Moradores e da Cooperativa do Vale, vivem mais de 100 pessoas distribuídas em 40 famílias, que moram nas 27 casas da comunidade.

Isolada e sem poder produzir os seus próprios meios de subsistência, a população do Vale Encantado passou por muitas provações. Mas, em 2005, novas perspectivas surgiram com a visita do francês Jérôme Auriac, presidente de uma ONG de desenvolvimento sustentável atuante no Brasil. A partir daí, o presidente da Associação de moradores do Vale, Otávio Barros, pensou na possibilidade de transformar o local em um destino para o turismo sustentável. A medida que geraria renda para os moradores, além de possibilitar o tratamento do esgoto da comunidade, que contaminava as nascentes do Alto da Boa Vista, causando doenças e atraindo ratos e insetos.

Advertisement

A questão ambiental era emergencial. Em 2006, em razão da ocupação das áreas do Vale Encantado, o Ministério Público do Estado do Rio entrou com uma ação civil pública e um pedido de liminar, contra a Prefeitura do Rio. Apesar de não ser o motivo central da ação, a comunidade foi incluída como ameaça contra a preservação ambiental.

Em 2011, Otávio Barros, que trabalhava como secretário do curso de graduação de matemática da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), recebeu uma indicação de um pesquisador do departamento, para procurar o engenheiro ambiental sanitarista, Leonardo Adler, profissional que poderia ajudar o Vale Encantado. Os dois trocaram e-mail, mas o encontro só aconteceria mais tarde.

Dois anos depois, um pequeno milagre aconteceu rumo à sustentabilidade. Uma ONG internacional doou um biodigestor de restos alimenatres, para ser usado no restaurante da associação no preparado de alimentos –  como a “torta de umbigo de banana e o “jacalhau.” Através do processamento dos refugos, a comunidade se beneficiaria ainda do biogás resultante.

A implantação do sistema requeria um conhecimento técnico especializado, o que foi viabilizado pelo engenheiro Leonardo Andler e outros voluntários, que passaram a frequentar a comunidade.

Apesar das conquistas, a contaminação ambiental continuava. Foi somente, em 2015, através de uma parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que o biossistema de saneamento ecológico do Vale Encantado começou a ser desenvolvido. Dessa vez, objetivo  era construir um biodigestor adequado para o tratamento do esgoto das 27 casas do Vale Encantado. No entanto, a falta de dinheiro só permitiu que apenas cinco moradias fossem beneficiadas.

A captação de recursos foi lenta, sendo que a pandemia do novo coronavírus paralisou o planejamento da comunidade. Em 2021, no entanto, a Vale Encantando conseguiu os recursos que faltavam com o auxílio de diferentes organizações sociais, dando prosseguimento à conclusão do sistema conectando todas as casas à rede completa de saneamento. Os próprios moradores, que foram capacitados por um engenheiro civil e um encanador, fizeram a obra e foram remunerados pelo trabalho.

Finalmente, desde maio de 2022, o esgoto é coletado das residências e direcionado a um tanque de concreto, onde é submetido a processos naturais para a limpeza da água, como explicou o engenheiro Leonardo Adler à BBC News Brasil.

“O sistema faz a degradação de matéria orgânica em ambientes sem oxigênio. Desse ambiente, as bactérias que se desenvolvem digerem a matéria orgânica e elas têm como subproduto dessa digestão o biogás. Na prática é a mesma coisa que acontece na nossa barriga — a digestão de uma parte líquida que saí por um lado, outra sólida, que é depositada no fundo do biodigestor, e então a criação do gás que, nesse caso, pode ser usado para as atividades da cozinha.”

O morador e presidente da associação de moradores local, Otávio Barros festejou a conquista: “Agora, a água é muito limpa. Os moradores estão satisfeitos e não tiveram custo algum. Acho que meus antepassados estariam orgulhosos.” Mas ele ainda persiste no sonho de transformar o Vale Encantado em um ponto turístico, com direito a uma pousada e renda para as famílias mais vulneráveis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Favela Vale Encantado, no Alto da Boa Vista, constrói sua própria rede de esgoto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui