Fechada desde janeiro, Cidade do Samba deverá ser desinterditada nos próximos dias

Apesar da liberação, Prefeitura e Liesa deverão providenciar adequações voltadas à prevenção e combate a incêndios no local; prazo vai até 30 de abril de 2024

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cidade do Samba, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Espaço destinado aos barracões das escolas de samba do Rio de Janeiro, a Cidade do Samba, localizada na região central da capital fluminense, deverá ser desinterditada pelo Corpo de Bombeiros (CBMERJ) ainda esta semana. A informação é do site ”Carnavalesco”.

”O Grupamento Operacional do Comando Geral [GOCG] será orientado, ainda esta semana, a proceder o auto de desinterdição da Cidade do Samba. Antes da reabertura, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio [Liesa] e a Prefeitura devem verificar se ainda existe alguma pendência/restrição a ser sanada junto a outros órgãos como, por exemplo, o Ministério Público”, relatou a Diretoria de Serviços Técnicos do CBMERJ.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a reabertura da Cidade do Samba foi assinado na última terça-feira (08) e publicado no Diário Oficial do Estado na quarta (09). O TAC determina prazos para que sejam realizadas adequações voltadas à prevenção e combate a incêndios no local, que podem ser feitas até 30 de abril de 2024. Ele será encerrado quando a edificação for regularizada, isto é, com a emissão do Certificado de Aprovação.

A Cidade do Samba foi interditada em janeiro através de uma solicitação do Ministério Público do Estado do RJ (MPRJ). A justificativa apresentada foi que o local precisaria readequar suas instalações até que os riscos de incêndio fosse sanados. Vale lembrar que, em abril de 2020, o barracão da Unidos do Viradouro no local pegou fogo.

Advertisement

A ação levou em conta algumas vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros em diferentes anos, que identificaram não só irregularidades no estado de conservação das instalações mas também a inexistência de um plano de controle e prevenção a incêndios. Vale ressaltar que o Governo do Estado já autorizou que a Liesa tome as providências necessárias para que seja instalada no local uma unidade do CBMERJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fechada desde janeiro, Cidade do Samba deverá ser desinterditada nos próximos dias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui