Feijoada da Tia Surica se torna Patrimônio Cultural Imaterial do RJ

Lei que homenageia o tradicional evento da Portela, escola de samba na Zona Norte do Rio, foi sancionada nesta quinta (18/11) pelo Governo do Estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tia Surica e sua tradicionalíssima feijoada - Foto: Divulgação

O Governo do Rio de Janeiro tornou, nesta quinta-feira (18/11), a Feijoada da Tia Surica, tradicional evento da escola de samba Portela, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A lei 9.459/21, de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), foi sancionada pelo governador em exercício, André Ceciliano (PT) – Cláudio Castro está em viagem de negócios na Europa -, e publicada no Diário Oficial.

Matriarca da Portela e integrante da velha guarda da agremiação, localizada em Oswaldo Cruz, na Zona Norte da capital fluminense, Tia Surica marcou época preparando, por 17 anos, a sua famosa feijoada, considerada por aqueles que já tiveram a oportunidade de degustá-la como a melhor do Rio. O evento se tornou um grande ponto de sambistas e admiradores desse prato.

Em sua justificativa para a autoria da lei, Dionísio Lins destaca que a feijoada e sua matriarca ajudam a preservar a música e toda a cultura do Rio de Janeiro. ”Reconhecer o evento que é essa Feijoada, com F maiúsculo, como parte da história e cultura do Rio, é uma maneira de manter viva a memória da tradição do encontro dos apreciadores do samba e da feijoada fluminense”, afirma.

Aniversariante da última quarta-feira (17/11), quando completou 81 anos, Tia Surica é só felicidade com a homenagem. ”Não poderia receber um presente melhor do que ter minha feijoada considerada um patrimônio do estado do RJ. Fico muito lisonjeada”, comemora.

Advertisement

Vale ressaltar que a tradição da feijoada começou com Tia Vicentina, uma das matriarcas da Portela, e foi resgatada – e ampliada – por Surica. Com a ajuda de colaboradoras, a equipe deu conta do trabalho, que só prosperou no decorrer dos anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feijoada da Tia Surica se torna Patrimônio Cultural Imaterial do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui