Feira de São Cristóvão celebra 79 anos preservando as tradições nordestinas

Com música, gastronomia e artesanato, o evento reafirma sua importância como um dos principais símbolos culturais do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A nova feira de São Cristóvão vem aí, saiba mais na matéria do jornalista Alvaro Vieira Tallarico (2)
Feira de São Cristóvão - foto: Alvaro Vieira Tallarico

No próximo dia 20 de setembro, a Feira de São Cristóvão, um dos principais redutos da cultura nordestina no Rio de Janeiro, celebrará seus 79 anos. O espaço, oficialmente conhecido como Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, é um marco da preservação das tradições dos migrantes nordestinos que ajudaram a moldar a história e a cultura da cidade. A comemoração promete ser marcada por apresentações musicais, distribuição de bolo e, claro, muita festa no estilo típico da região.

Inaugurada em 2 de setembro de 1945, a Feira surgiu a partir da reunião de imigrantes nordestinos que se encontravam no Campo de São Cristóvão para compartilhar a cultura de suas terras natais por meio da música, da gastronomia e de produtos artesanais. O pavilhão onde o evento é realizado atualmente abriga cerca de 700 barracas, oferecendo ao público uma imersão na rica cultura do Nordeste, com pratos típicos, artesanato e ingredientes tradicionais.

Para Luiz Carlos dos Santos, presidente da Comissão de Feirantes, a feira vai além de ser apenas um ponto de encontro dos nordestinos: ela se tornou um espaço de integração entre culturas. “Os cariocas abraçaram calorosamente a cultura nordestina, e aqui, no Rio, os nordestinos se sentem em casa”, afirma. “Sinto muito orgulho de estar à frente da Comissão de Feirantes. Minha família participou dos primeiros anos da Feira e hoje estou como diretor, encarando o desafio diário de manter vivo este espaço cultural”, completa.

A festa de aniversário contará com uma série de atividades culturais e musicais, que reforçam a importância da Feira como patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Entre os destaques, estão as apresentações de trios de forró pé de serra, leituras de cordéis e a tradicional banda da Guarda Municipal, que se juntará ao corte do bolo de aniversário.

Confira a programação do evento:

  • 13h: Apresentação de trios de forró pé de serra
  • 15h: Praça dos Repentistas – Leitura e distribuição de cordéis
  • 15h30: Corte do bolo e “parabéns” com participação da Banda da Guarda Municipal
  • A partir das 16h: Forró do Trabalhador

Serviço:

  • Evento: 79 anos da Feira de São Cristóvão
  • Data: 20 de setembro
  • Hora: A partir das 13h
  • Local: Campo de São Cristóvão, s/n

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feira de São Cristóvão celebra 79 anos preservando as tradições nordestinas
lapa dos mercadores 2024 Feira de São Cristóvão celebra 79 anos preservando as tradições nordestinas

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui