Feira do Lavradio terá evento literário e Jazz

A tradicional Feira Rio Antigo acaba de completar 25 anos e receber o título de Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A tradicional Feira Rio Antigo, realizada todos os sábados na Rua do Lavradio, que acaba de completar 25 anos e receber o título de Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio, está com programação especial para a 7ª temporada do projeto ‘Jazz na Feira’.

Além do Jazz na Feira, que tem levado ao espaço nomes da nova geração do jazz e da MPB, com a participação de personalidades ilustres do gênero, promove mais uma edição do evento Lavradio Literário, com atrações culturais diversas. A ideia é que o projeto aconteça quinzenalmente.

Lavradio Literário

O novo evento, desta vez com o tema “As Sertanias do Brasil”, vai acontecer na Praça Emilinha Borba, das 10h às 18h, com lançamento de livros, exposição de arte contemporânea com os artistas Andreza Flor, Renato (@antisocialsocialboy) e Michel Moreira, e vai contar ainda com leitura de poesias com Lay Akanni. As professoras especialistas em estudos sobre o cangaço Anabelle Loivos Considera (UFRJ) e Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (UERJ) dão palestra sobre “As Sertanias do Brasil”.

Entre os lançamentos, os livros “A Lua na Caixa d’água” & “Contos do Axé “, de Marcelo Moutinho (Editora Malê), e “Memórias Sangradas”, Ricardo Beliel (Editora Olhares), e “Okan: A Casa de Todos Nós “, de Luciana Nabuco (Editora Quase Oito).

Advertisement

Participam as livrarias Machado & Cia, Soluções Literárias, Livraria Cavalcanti e Gambiarra Livros, além das editoras Litteris, Pallas, Andrea Jakobsson, Mórula e Malê, com a curadoria de Marta Lemos e apoio da Associação Polo Novo Rio Antigo. 

Jazz na Feira

Já o Jazz na Feira, que tem garantido um charme a mais à tradicional feira de antiguidades, acontece sempre às 16h. O evento chegou para garantir a retomada das atividades musicais da cena carioca, através do fomento à arte, ao lazer e à economia criativa na região. 

Quem se apresenta neste sábado, 04 de dezembro, é Rogério Guimarães Trio. O guitarrista, violonista e compositor apresenta, com a formação de trio de guitarra, baixo e bateria, um repertório instrumental de música brasileira e standards de jazz; além de temas autorais de seu primeiro CD instrumental “Pés Descalços” e do novo álbum – em lançamento. Com Rogério Guimarães na guitarra, Júlio Florindo no baixo e Rodrigo Dias na bateria, o trio traz para o Jazz na Lavradio a mistura da espontaneidade do jazz com ritmos brasileiros como samba, bossa nova, entre outros.

No dia 11 de dezembro, o espaço recebe o pianista Marvio Ciribelli, que se apresenta com a cantora Sheila Sá em participação especial. No repertório, choro, samba, bossa nova e baião, com a liberdade do jazz. 

Uma edição natalina acontece no dia 18 de dezembro: a apresentação inédita no Jazz na Feira traz a Cantada de Natal, com a Madrigal do Villa juntamente com a Unijazz Brasil.  “Neste dia, as canções Natalinas celebram a vida e levam uma mensagem de amor e amizade a todos os frequentadores da feira e apreciadores do Jazz.”, comenta Mônica Silva, idealizadora do projeto e produtora.

A Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. E o clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Vale ressaltar, em tempo de pandemia, que todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.

A Feira Rio Antigo acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.

SERVIÇO:

Feira Rio Antigo
Rua do Lavradio
Todos os sábados, das 10h às 19h
Tel.: 98207-0222
PROGRAMAÇÃO LAVRADIO LITERÁRIO:
As Sertanias do Brasil
Sábado, 04 de dezembro – das 10h às 18h
Praça Emilinha Borba

11h às 18h: Exposição de Arte Contemporânea dos artistas Andreza Flor (@semtempoprabobeir4), Renato (@antisocialsocialboy) e Michel Moreira (@moreira.capitao)

14h: Leitura de Poesias com a poetisa Lay Akanni

11h às 13h: Palestra “As Sertanias do Brasil” com as professoras especialistas em estudos sobre o cangaço Anabelle Loivos Considera (UFRJ), autora do livro “Sertão, Selva e Letra – Euclides da Cunha em atravessamentos” (EDUFF/) e Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (UERJ), autora do livro “A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos no Sertão” (Editora Mauad). As autoras irão autografar os livros após a palestra.

11h às 15h: Lançamento do “Livro Negro dos Sentidos” – Angélica Ferrarez- Fabiana Pereira, Jurema Araújo (Editora Mórula)

11h30 às 15h: Lançamento dos livros “Okan: A Casa de Todos Nós “ – Luciana Nabuco (Editora Quase Oito), e “Memórias Sangradas” – Ricardo Beliel (Editora Olhares)

12h às 15h: Lançamento – “A Culpa é da Mãe” – Vinicius Salomão Produção (Independente)

15h às 17h: Lançamento dos livros “A Lua na Caixa d’água” & “Contos do Axé “, de Marcelo Moutinho (Editora Malê), e “O céu entre os Mundos “, Sandra Menezes (Editora Malê)

PROGRAMAÇÃO PROJETO JAZZ NA FEIRA:

Sábado, 04 de dezembro – 16h
Show: Rogério Guimaraes Trio
Sábado, 11 de dezembro – 16h
Show: Marvio Ciribelli – participação Sheila Sá
Sábado, 18 de dezembro – 16h
Show: Cantada de Natal com Madrigal do Villa & Unijazz Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feira do Lavradio terá evento literário e Jazz
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Feira do Lavradio terá evento literário e Jazz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui