Feira sobre carnaval no centro do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
????????????????????????????????????

Carnavália-Sambacon

De 23 a 25 de junho acontece, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, a Carnavália-Sambacon. Essa edição do evento, que deve gerar R$ 15 milhões em negócios para a cadeia produtiva do carnaval, discutirá, entre outros assuntos, o carnaval em tempos de crise. Mais de 10 mil pessoas são esperadas na única feira nacional dedicada a essa festa.

A abertura do evento acontece na quinta-feira, dia 23, às 17h, com a presença de autoridades e show do grupo Galocantô, com participação especial da cantora Alcione.

Pao-do-Ouvidor

Advertisement

Sabe o que também dá samba? Uma ida ao Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Paço!

Neste terceiro ano, a Carnavália se consolida como o evento único de negócios do Carnaval, reunindo exposição de produtos e serviços, lançamentos, rodada de negócios, debates, workshops, apresentações artísticas e intervenções culturais. Em paralelo, nós realizamos o Encontro Nacional do Samba (Sambacon), com debates e palestras sobre temas ligados à infraestrutura, modelos de gestão e perspectivas para o carnaval de rua”, explica Nei Barbosa, um dos organizadores.

O passaporte, válido para os três dias de evento, pode ser adquirido pelo site www.carnavalia.net ou no local do evento. O valor será o mesmo de 2015: R$ 30.

CINE CARNAVÁLIA

DM4_3610

Pela primeira vez, o evento terá uma mostra de filmes com a temática do Carnaval, o Cine Carnavália, com curadoria de Teresa Guilhon, mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV. Ao todo, serão exibidos quatro filmes de longa-metragem, além de curtas que mostram desfiles de escolas de samba, blocos, grandes sociedades, corsos e bailes.

Na sexta-feira, às 19h, acontece uma apresentação especial com os integrantes das 16 escolas de samba mirins do Rio de Janeiro. No mesmo dia, às 21h, o Samba Social Clube apresenta os sambas-enredo que fizeram sucesso ao longo da história.

Espaço Saúde e Beleza também  terá novidades

DM4_3817

Intimamente ligadas ao Carnaval, a saúde e a beleza ganharam um espaço especial dentro da Carnavália Sambacon. Estandes com produtos e serviços neste segmento, além de workshops e palestras estão na programação do espaço que terá dicas de maquiagem e cabelo, transformando mulheres em rainhas durante o evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DM4_3930

Dia 24 de Junho – sexta-feira

15h30 – O Carnaval em tempos de crise O tema foi sugerido pelo internauta Diego Costa em concurso promovido pela organização da Carnavália-Sambacon. Como a crise econômica atinge as escolas de samba e os blocos? E como superar a falta de dinheiro usando a criatividade? Os convidados vão debater o cenário e as perspectivas.

19h – A gestão nas escolas de samba

Quais os caminhos para realizar uma boa gestão? A importância de uma administração competente do barracão e da promoção de eventos de sucesso na quadra serão alguns dos pontos discutidos.

19h30 – 100 anos de samba, a evolução dos sambas-enredo

Qual a medida entre inspiração e transpiração? A sinopse criada pelos carnavalescos ajuda ou atrapalha o processo criativo? A evolução dos sambas-enredo na visão dos especialistas.

Dia 25 de Junho – sábado

15h30 – Carnaval de rua: uma história que vem de longe

Os representantes dos blocos mais antigos e também dos mais novos estarão reunidos para avaliar o cenário atual e discutir as perspectivas para 2017.

17h30 – O Carnaval além da Sapucaí: realidade e desafios

O tema foi sugerido pelo internauta Marcio Oliveira em concurso promovido pela organização da Carnavália-Sambacon. Quais são os maiores desafios enfrentados pelas escolas de samba das séries B, C, D e E? E nos desfiles realizados em outros estados?

19h30 – O Carnaval como geração de negócios

Um debate sobre as oportunidades de negócios geradas pelo Carnaval: camarotes corporativos, ações de relacionamento, palestras em empresas e eventos. Vamos conhecer alguns dos casos de sucesso do Carnaval

PAINÉIS ACADÊMICOS

A edição 2016 da Carnavália-Sambacon terá dois painéis acadêmicos, coordenados por Milton Cunha, Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, carnavalesco, produtor cultural e cenógrafo.

Sexta-feira, dia 24, às 14h

A importância dos departamentos culturais das escolas de samba – Integrantes dos departamentos culturais da Portela, Vila Isabel e Salgueiro.

Sábado, dia 25, às 14h

“Rosa Magalhães e Albert Eckhout mostram a cara no doutorado da Escola de Belas Artes da UFRJ” – Milton Cunha, Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, carnavalesco, produtor cultural e cenógrafo.

“Escolas de samba – espaço de negociações” – Felipe Ferreira, diretor do curso de carnaval da UERJ.

Serviço:

Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova)

Data: de 23 a 25 de junho de 2016

Horários: das 18h às 22h (23/6) e das 14h às 22h (24/6 e 25/6)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feira sobre carnaval no centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui