Feliz Dia de São Cosme e São Damião

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

VivaSoCosmeeDamioporGabrielPrehnBrito Feliz Dia de São Cosme e São DamiãoPara quem não sabe para a Igreja Católica o Dia de São Cosme e Damião foi ontem mas a tradição e o sincretismo religioso faz que para nós, cariocas, o dia seja comemorado hoje. O dia que devido a promessas e as graças alcançadas várias casas dão doces para crianças que ficam com suas mochilas andando pelas ruas na caça às guloseimas.

A data é tão importante para o carioca, especialmente o morador de subúrbio, que assim como o Dia de São Jorge também deveria ser feriado. Esses irmãos gêmeos, que na verdade se chamavam Acta e Pasio, exerciam a medicina na Síria sem cobrar nada por isso e são hoje patronos dos cirurgiões.

Não há certeza sobre a forma que forma que foram martirizados. Mas conta que depois de mortos começaram a aparecer para ajudar as crianças que sofriam de violência.

Lenda sobre São Cosme e São Damião

A lenda abaixo deve explicar um pouco do sincretismo religioso que associa São Cosme e São Damião aos ibejis gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.

Advertisement

Havia em um reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

Oração a São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(nome dos filhos)
E de minha família.

Agora e sempre,

Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!

Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feliz Dia de São Cosme e São Damião
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui