Dia 15 de Outubro, Dia dos Professores! Mas por que esta data? O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) trouxe a explicação hoje através de de seu ex-blog.

 

O Diário do Rio parabeniza todos os professores cariocas ou não por seu dia!

DIA 15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR! POR QUE SURGIU ESSA DATA?
( http://www.portaldafamilia.org.br/) 1. No dia 15 de outubro de 1827 (diaconsagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

 

2. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui