Feriadão é marcado por registros de aglomerações

Fim de semana foi marcado por imagens de multidões lotando praias e bares cariocas. Prefeitura divulgou nota pedindo que as pessoas cumpram as medidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gabriel Bastos/Futura Press/Estadão Conteúdo

As praias, parques e bares ficaram lotados no Rio neste feriadão, desrespeitando às medidas de distanciamento social. Muitas pessoas aproveitaram a folga para ficar ao ar livre, sem o uso de máscaras, sem seguir às normas de proteção contra o coronavírus.

No Leblon, na Zona Sul, uma multidão lotou ruas Dias Ferreira e Ataulfo de Paiva até às 3h desta segunda-feira (07/09). Com as calçadas e parte das vias ocupadas, motoristas tiveram dificuldade de passar, o que gerou engarrafamento. Muitas pessoas que estavam em frente aos bares não usavam máscaras. A prefeitura aplicou 14 multas em 28 estabelecimentos, mas isso não impediu que a multidão ficasse aglomerada.

bar 2 Feriadão é marcado por registros de aglomerações
Foto: Reprodução/TV Globo

A mesma situação foi registrada na Rua Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Uma multidão, na qual a maioria não usava máscara, ficou reunida até 1h desta segunda-feira.

Na Tijuca, na Lapa e no Centro não houve registros de movimentação nesta madrugada. Já em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, bares e restaurantes ficaram lotados e imagens registraram um baile.

Advertisement

Bares e restaurantes estão autorizados a funcionar desde o início de julho, mas devem obedecer algumas regras. Música ao vivo, por exemplo, ainda não está permitida. Além disso, foi determinado um limite de capacidade e de horário que não foram seguidos nesta madrugada.

As aglomerações não pararam nos bares. As praias das zonas Sul e Oeste e de Niterói voltaram a ficar lotadas. Cariocas e turistas voltaram a ocupar as areias com barracas e cadeiras, apesar de ainda não haver liberação. O decreto municipal liberou os ambulantes e o banho de mar na Fase 5, mas manteve proibido o banho de sol.

Em nota, a Prefeitura do Rio fez um apelo pedindo à população que siga as regras do plano de flexibilização e afirmou que o descumprimento das medidas pode trazer “graves consequências”.

Quem vai às ruas em condições inadequadas e descumprindo as regras sanitárias, pode não só contrair a doença, mas também contaminar outras pessoas, incluindo seus familiares em casa“, diz o texto.

captura de tela 2020 09 06 as 12.15.01 Feriadão é marcado por registros de aglomerações
Foto: G1 Rio

Os bombeiros tiveram trabalho a fazer, devido às praias cheias. Imagens mostram o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas fazendo resgates na Praia da Barra, na altura do posto 3. Ao menos seis pessoas foram retiradas da água depois de terem sido arrastadas pela correnteza. Em Ipanema, banhistas também fizeram imagens de outros resgates.

No dia 31 de agosto, a prefeitura do Rio anunciou a Fase 6 da flexibilização, que foi dividida em três fases. Foi autorizada a reabertura de museus, galerias de artes, parques de diversão, bibliotecas e centros culturais, desde que haja redução da capacidade de público, distanciamento seguro, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel, entre outras. Cinema, teatro, lonas, arenas e banho de sol continuam proibidos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feriadão é marcado por registros de aglomerações
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui