Feriado com roda de samba do Kebajê em Irajá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

KEBAJE Feriado com roda de samba do Kebajê em Irajá

Alô alô zona norte!

Amanhã, feriado da Independência é dia de curtir juntos o bom e velho samba de raíz, numa roda com gente que transforma vidas através da música.

O grupo Kebajê, cujo nome vem das iniciais das nações do Candomblé: Ketu, Banto e Jêje é uma encruzilhada de sonoridades urbanas cariocas, cuja espinha dorsal é o Samba e nesse 7 de setembro recebe em seu “QG” no Irajá, a cantora e yalorixá Gloria Bomfim, para uma tarde e noite que promete ser histórica.

Advertisement

Passando por ritmos urbanos e toques de terreiros, o Kebajê tenta trazer novos ares ao diálogo com a tradição do Samba: “a ousadia é regra” – afirma o músico Mateus Carvalho, que completa: “vamos de Zeca Pagodinho a Criolo; de Tincoãs a Marcelo Yuka; de Jovelina a Gilberto Gil”.

Para essa edição, o grupo convidou a cantora Glória Bomfim, conhecida pelo seu disco “Anel de Aço”, recheado de músicas que retratam o ambiente dos terreiros de Candomblé, todas do mestre Paulo César Pinheiro: “ela traz a terra, a mata, os rios, e toda a questão da natureza que envolve as religiões de matrizes africanas, e nós, chegamos com uma sonoridade mais urbana, mais asfalto, emaranhado de fios, etc” – descreve o músico João da Serrinha.

O desejo de extrapolar o óbvio não fica apenas na música, como explica a cantora Ane Lopes: “pensamos o grupo como um ambiente para novas experimentações e linguagens, levantar debates e fomentar reflexões, sempre tendo os valores e as filosofias do samba como norte”.

Mais experiente do grupo, o músico Alex Primo destaca a responsabilidade disso: “evitar músicas machistas e homofóbicas, por exemplo, é sair do automático: requer atenção, estudo e reflexão. Trazer essas discussões pra dentro do contexto da roda de samba não é fácil, mas o desafio é gratificante”.

Eu estarei lá e vocês?

Serviço:
Kebajê ESPECIAL conv. Gloria Bomfim
Data e hora: 7 de Setembro | 13h
End.: Rua Gustavo de Andrade, 230, Irajá
Entrada: R$15 (lotação: 230 pessoas)

Link: http://bit.ly/2vqavFt

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feriado com roda de samba do Kebajê em Irajá
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Feriado com roda de samba do Kebajê em Irajá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui