Fernanda Dias: 10 hábitos que te ajudam a ter mais saúde

'Nós alimentamos o equilíbrio ou o desequilíbrio do organismo com nossas escolhas do dia a dia. Portanto, cuide do seu corpo todos os dias com pequenas atitudes positivas para alcançar a saúde que você tanto deseja'

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafael Catarcione | Riotur

Quem aí não está buscando ter mais saúde equalidade de vida? Nunca esteve tão em alta a batalha por um estilo de viver mais saudável, controle de doenças e aumento da longevidade.Os seus hábitos diários refletem diretamente como anda sua saúde.

Os caminhos pelos quais conseguimos atingir esses objetivos são mais fáceis e triviais do que muita gente imagina. Não é necessário se desdobrar para comprar aquele superalimento que a ciência comprova benefícios,investir em suplementos caríssimos ou tratamentos estéticos ultra modernos, dentre outras estratégias mais avançadas de saúde.

Nós alimentamos o equilíbrio ou o desequilíbrio do organismo com nossas escolhas do dia a dia. Portanto, cuide do seu corpo todos os dias com pequenas atitudes positivas para alcançar a saúde que você tanto deseja.

Minha lista de 10 hábitos poderosos para a promoção da saúde:

Advertisement
  1. Acordar cedo

Devemos acordar próximo ao nascerdo sol. O hábito de acordar até às 08:00 horas da manhã regula o metabolismo do cortisol e de outros hormônios. Respeitar o ciclo circadiano garante mais energia e disposição física para as atividades do dia.

  • 2 Ter uma rotina estabelecida para as atividades cotidianas

O corpo trabalha como uma orquestra e para funcionar bem precisa estar em harmonia. Estabelecer uma rotina com horários regulares para as atividades do diaa dia como acordar, se alimentar, trabalhar, praticar exercício e dormir promove o funcionamento adequado do metabolismo.

  • 3 Se alimentar pela manhã

O café da manhã é uma refeição essencial. Nosso organismo é mais acelerado durante o dia e mais lento ao anoitecer. O ideal é concentrar mais as calorias da sua dieta nesse período matinal e menos no período noturno. Mesmo que você faça jejum intermitente, é interessante começar a janela de alimentação pela manhã.

  • 4 Se hidratar bem ao longo do dia

O corpo é constituído de 70 a 80% de água, portanto, garantir uma boa e constante hidratação ao longo do dia é fundamental para o funcionamento adequado de todos os órgãos e estruturas corporais. Parece básico, porém muitas pessoas esquecem de beber água. E não vale substituir por outras bebidas. O que hidrata o corpo é água. 

  • 5 Comer devagar mastigando bem os alimentos

Poucas pessoas valorizam o ato de comer com calma degustando um belo e nutritivo prato de comida. O processo digestivo é a base de uma boa saúde. A mastigação é a primeira etapa de uma digestão eficiente. Reserve mais tempo para fazer suas refeições com tranquilidade e conexão com o alimento.

  • 6 Praticar atividade física diariamente e ter contato com a natureza

Movimentar o corpo é vital para a saúde. Previne doenças, controla o estresse, reduz a ansiedade, aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sono, contribui para uma composição corporal adequada. O contato com a natureza garante maior sensação de felicidade e bem estar para o seu dia.

  • 7 Se expor ao sol pelo menos 15 minutos por dia

Além de proporcionar mais vitalidade e energia, o sol favorece a ativação da vitamina D, nutriente responsável por várias funções importante no organismo, como a modulação hormonal, regulação do sistema imunológico, do metabolismo ósseo e muscular. A exposição deve ser curta, diária e sem proteção solar.

  • 8 Jantar cedo com uma alimentação leve

À noite o metabolismo está mais voltado para a destoxificaçãoe regeneração tecidual e menos para a digestão de alimentos. É recomendado comer pelo menos 2 horas antes de se deitar para evitar má digestão e acúmulo de toxinas que podem perturbar a qualidade do sono. 

  • 9 Dormir pelo menos 7 horas por noite

O sono é o pilarresponsável pela regulação de todas as funções do corpo, e também é o pilar mais negligenciado pela maioria das pessoas. Dormir bem exige uma preparação que começa quando você acorda. Tudo que é realizado durante o dia inteiro impacta na qualidade do sono à noite. Não existe saúde sem um descanso adequado e reparador.

  • 10 Meditar pelo menos 5 a 10 minutos ao dia

Pesquisas comprovam os benefícios da meditação para o controle da pressão arterial, aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sono, diminui a ansiedade e a depressão, reduz o estresse e aumenta a energia, melhora a concentração, foco e memória. Proporciona sensação de calma, paz e equilíbrio. Com a prática diária, atépessoas mais agitadas conseguemmeditar. Esse estado de presença e de atenção plena equilibra o corpo, a mente e as emoções.  

A saúde é uma conquista diária!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: 10 hábitos que te ajudam a ter mais saúde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui