Fernanda Dias: 31 de Agosto – Dia do Nutricionista

Ser saudável é uma escolha diária, dá trabalho sim, mas eu garanto que a recompensa é maravilhosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dia 31 de agosto se comemora a profissão de nutricionista. Um ofício lindo que tem como objetivo promover saúde, qualidade de vida e bem estar através da alimentação saudável.

Há quem torça o nariz quando se fala em comer melhor para ter mais saúde. Acredito que ainda exista muita resistência da maioria da população em buscar uma dieta equilibrada, moderando o consumo de alimentos que sabidamente não fazem bem para o corpo. Eu sei da importância da alimentação para a saúde, mas também sei das dificuldades de aplicar no dia a dia um estilo de vida mais saudável.

Por isso, meu papel como nutricionista é ensinar, ajudar e incentivar as pessoas a buscarem a sua melhor versão com mais saúde, vitalidade e alegria. Nutrição promove alegria de viver. Você percebe que o alimento é a sua potência vital para trabalhar, estudar, praticar esporte, se divertir, viajar, namorar… enfim, desfrutar da vida com o máximo do potencial que você conseguir.

Há quem vibre quando falamos da consciência sobre hábitos e rotinas saudáveis, da qualidade dos alimentos, do ato prazeroso em comer uma comida rica em nutrientes, colorida e variada. Quero trazer todas as pessoas que estiverem ao meu alcance para esse lado. Lado da descoberta de quão importante é cuidar da saúde através do que comemos. Sem neuras, sem culpa, sem restrições severas, sem exageros e punições. O corpo só quer ser bem tratado, e a base desse carinho e autocuidado é a comida. Comida de verdade!   

Advertisement

Não existem atalhos que podem te transportar para o caminho da saúde sem esforço, dedicação e disciplina. Ser saudável é uma escolha diária, dá trabalho sim, mas eu garanto que a recompensa é maravilhosa!

De acordo com minha experiência clínica, compartilho com você 7 atalhos que as pessoas buscam para resolver seus problemas de saúde. Já adianto que o caminho mais curto não é o mais promissor. Desejo que você escolha a solução que verdadeiramente vai te levar para uma vida mais saudável.

  1. Tomar um chá digestivo ou um medicamento para aliviar a indigestão e não mastigar direito. A solução é comer mais devagar mastigando bem os alimentos, facilitando assim a sua digestão.
  • Evitar ao máximo o consumo de carboidratos e não resistir a uma barra enorme de chocolate no final do dia. A solução é comer boas fontes de carboidratos em quantidade moderadas nas refeições.
  • Fazer jejum intermitente para emagrecer e não saber o que comer durante a janela de alimentação. A solução é entender como seu metabolismo funciona e qual o melhor estilo alimentar para você. Dieta boa é aquela que você consegue seguir e manter sem sofrer.
  • Ficar de dieta restritiva durante a semana e exagerar nas quantidades extrapolando tudo no final de semana. A solução é manter um padrão alimentar saudável 80% do tempo com 20% de exageros pontuais. Assim você cria um hábito alimentar melhor e não se sente em restrição. 
  • Escolher alimentos usando somente o critério das calorias desprezando o valor nutricional. A solução é optar por alimentos nutritivos, naturais e evitar ao máximo o consumo de produtos industrializados.
  • Beber pouca água ao longo do dia e consumir refrigerante ou outra bebida diet ou light para matar a sede. Água é insubstituível! A solução é evitar a ingestão de bebida industrializadas que atrapalham o funcionamento do seu organismo e se hidratar muito bem.
  • Usar suplementos de vitaminas e minerais para repor os nutrientes das frutas e verduras que raramente estão presentes na sua alimentação. A solução é comer diariamente frutas, verduras e legumes. São os alimentos mais essenciais para a construção de um corpo saudável.   

Não existe atalho. Existe o plantio de uma terra fértil com a colheita de muitos frutos. Espero contribuir com sua trajetória de saúde e bem estar!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: 31 de Agosto – Dia do Nutricionista
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui