Fernanda Dias: 5 farinhas nutritivas para incluir na sua alimentação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As farinhas funcionais oferecem benefícios à saúde, possuem um perfil nutricional interessante e são ótimas opções para substituir a farinha branca comum.

1. Farinha de Coco
A farinha de coco é feita com a polpa do coco. É extremamente nutritiva e saborosa. Rica em fibras alimentares, baixo índice glicêmico e fonte de gorduras saudáveis. Melhora a função intestinal, promove saciedade e auxilia no processo de emagrecimento. É livre de glúten, sendo uma boa opção para celíacos, intolerantes ou alérgicos ao glúten. É rica em minerais como ferro e selênio, vitaminas do complexo B e vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
A farinha de coco é versátil e não vai apenas em preparações doces. É indicada como opção em receitas de bolos, tortas, pode ser consumida diretamente com iogurte, frutas, batida com suco ou na vitamina. Cuidado com os excessos, por ser uma fonte de gordura, a preparação se torna mais calórica.

2. Farinha de amêndoas
A amêndoa é uma oleaginosa rica em fibras, proteínas, minerais e gorduras saudáveis. Quando triturada ela se transforma em uma farinha que pode ser utilizada em diversas receitas culinárias. A farinha de amêndoas é pobre em carboidratos, e por isso, é muito utilizada na dieta low carb.
Os benefícios da farinha de amêndoas são inúmeros. Ela tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, aumenta a saciedade, possui baixo índice glicêmico, auxilia no controle do colesterol e da insulina.
Pode ser usada no preparo de pães, bolos, biscoitos, tortas, panquecas, farofa. Muito indicada para substituir a farinha de trigo nas preparações. Super nutritiva e saborosa, só tem uma desvantagem, o preço.

3. Farinha de aveia
A farinha de aveia é produzida à partir da aveia em flocos triturada.
É uma excelente fonte de fibra solúvel, como a betaglucana, que ajuda na redução da absorção da gordura dos alimentos e regula a glicemia do sangue.
É fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio, cobre, molibdênio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B.
Seus benefícios:
Pela presença das fibras, ajuda a controlar o apetite ao longo do dia, prolongando a saciedade, auxiliando no controle do peso e no emagrecimento.
O triptofano e o cromo são nutrientes presentes na aveia que ajudam no controle do peso. O triptofano é precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar e o cromo é um mineral que auxilia na vontade de comer doce.
As fibras alimentares e outros nutrientes da aveia são importantes para o controle do colesterol e diabetes, melhora da função intestinal, função imunológica e combate à depressão.
A farinha de aveia é super versátil, pode ser usada em frutas, vitamina, iogurte, saladas ou como substituto da farinha de trigo em preparações como pães e bolos.

Advertisement

4. Farinha de linhaça
A farinha de linhaça é produzida à partir do processo de trituração da semente de linhaça. Consumir a linhaça moída é mais saudável, pois se permite extrair os nutrientes que ficam no interior da semente. O ideal é guardar num pote bem fechado, de preferência de vidro opaco, no refrigerador, ao abrigo da luz por até três dias.
A linhaça é rica em Ômega 3 e 6, magnésio e fibras. Auxilia no bom funcionamento intestinal, importante para a saúde do coração e do cérebro.
Tem propriedades anti-inflamatórias, aumenta a imunidade, controla a pressão arterial, alivia sintomas da TPM, pois auxilia no equilíbrio hormonal, melhora a hidratação da pele.
Pode ser consumida com frutas, sucos, iogurte, vitamina, saladas, sopas, no cozimento do feijão.

5. Farinha de grão de bico
O grão de bico pertence à classe das leguminosas. Naturalmente sem glúten, rica em proteínas, fibras, cálcio, magnésio, folato (B9), potássio, selênio e ferro. A farinha de grão de bico, apesar de não ser uma farinha low carb, possui carboidratos saudáveis, sendo ótima escolha para preparar muitos pratos.
Assim como as outras farinhas nutritivas, é rica em fibras, ajuda no controle do colesterol, da pressão arterial, no controle do diabetes, regula o humor pela presença da vitamina B6, tem ação anti inflamatória, previne anemia pela presença do ferro, fortalece os ossos pela presença do cálcio e magnésio.
Muito utilizada no preparo de pães, para engrossar sopas e empanar alimentos no lugar da farinha de trigo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: 5 farinhas nutritivas para incluir na sua alimentação
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá seguidores do Diário do Rio, tudo bem?
    Descubra agora como você pode perder Até 10Kgs em apenas 25 Dias seguindo os passos corretos da dieta Low Carb e sem precisar fazer exercícios!
    Acesse esse link e aproveite:

  2. Olá diariodorio.com Nosso projeto de emagrecimento ajuda as pessoas a terem inúmeras vantagens:
    Emagrecer de 5 a 10 kg em até 30 dias e diminuir á ansiedade por alimentos doces
    Eliminar o inchaço naturalmente, Combater retenção de líquidos, Melhorar seu sistema digestivo
    Ter uma pele mais limpa e macia, Acelerar seu metabolismo e queimar mais calorias
    Reduzir de 5 a 15cm de cintura e Aumentar sua energia e purificar o seu corpo de dentro para fora.
    favor acesse e confira: https://bit.ly/3bZRV9x

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui