A saúde se manifesta nos pequenos hábitos saudáveis praticados todos os dias.

O Ayurveda, que significa o estudo da vida, é uma ciência milenar indiana, que fala muito sobre rotinas diárias e práticas de autocuidado para melhorar a saúde.

Conceitos que hoje em dia estão cada vez mais difundidos por aqui, esses rituais podem aumentar a disposição física, a energia, o foco, além de reduzir a ansiedade e o estresse, pelo simples fato de reservar para si próprio alguns minutos de auto observação e autocuidado. Essas práticas garantem mais qualidade de vida e bem estar.

A introdução de um novo hábito nem sempre é tarefa fácil, já que o ser humano é acostumado a repetir padrões de forma inconsciente. Para criar uma rotina diferente exige que cada ação seja planejada e executada de forma consciente. E mais do que isso, é necessário consistência na realização das tarefas até que esse novo hábito vire parte da rotina. Quando isso acontece, o corpo já percebe as diferenças e passa a colher os resultados positivos daquelas práticas.

A alimentação e a atividade física são a base da saúde e dos resultados estéticos, porém, existem outras atitudes e estratégias que indiretamente podem melhorar  significativamente o seu corpo e sua qualidade de vida.

Muitas vezes acreditamos que precisamos de grandes mudanças de estilo de vida para ter saúde, quando na verdade, são os pequenos hábitos saudáveis realizados todos os dias que constroem a saúde, a vitalidade e o corpo físico que tanto desejamos.

5 mini hábitos que podem fazer total diferença em sua vida:

1 – Regular o ciclo circadiano

O ser humano é um animal diurno, isto é, metabolicamente foi programado para funcionar melhor durante o dia do que durante a noite. Hoje em dia temos muitas atividades e estímulos que nos deixam despertos até altas horas da noite. Com isso, nosso relógio biológico ficou desregulado, atrapalhando muitas funções corporais. Ajustar o ciclo circadiano significa respeitar a natureza do ser humano, que é acordar cedo, ficar ativo ao longo do dia e dormir cedo.

2 – Raspar a língua, escovar os dentes e tomar água pela manhã em jejum

Passamos muitas horas dormindo sem se hidratar, e durante esse tempo de sono acumulamos muitas bactérias na boca. Raspar a língua pela manhã ajuda a eliminar essas bactérias, associado a escovação dos dentes. A ingestão de água garante a reposição de líquidos perdidos durante a noite, além de estimular o peristaltismo e o bom funcionamento do trato gastrointestinal.

3 – Cuidar da digestão através da mastigação eficiente

A digestão é a base de uma boa saúde, e a mastigação eficiente é a base de uma digestão de qualidade. Comer de forma lenta e atenta garante a absorção otimizada dos nutrientes da comida. A forma como nos alimentamos reflete diretamente no nosso metabolismo e em diversas funções do corpo.

4 – Fazer poucas refeições ao longo do dia

Vivemos em um mundo de abundância alimentar. Comemos muito mais do que realmente precisamos para manter um corpo saudável e nutrido. Na busca pela longevidade e por mais saúde, a forma mais sábia de se relacionar com a comida, é escolher de forma consciente todos os alimentos que decidir comer, e evitar beliscar durante o dia. Poucas e boas refeições garantem os nutrientes que o corpo precisa para ter energia sem excessos alimentares.

5 – Jantar cedo e se preparar para uma boa noite de sono

O horário do jantar impacta diretamente na qualidade do sono. Comer alimentos mais leves, pelo menos 2 horas antes de se deitar, promove a digestão adequada, garante uma ação hormonal otimizada, melhora a reparação de tecidos e facilita a eliminação de toxinas acumuladas durante o dia. Em média necessitamos de 7 a 8 horas de descanso por noite. Procure ter uma rotina noturna que respeite a necessidade de repouso. Dormir bem e na quantidade certa é fundamental para nosso organismo. O resultado disso, é um corpo totalmente regenerado e cheio de energia ao acordar.

A saúde se manifesta nos pequenos hábitos saudáveis praticados todos os dias.

Formada pelo Centro Universitário Newton Paiva - Belo Horizonte, com Pós graduação em Nutrição Esportiva Funcional pelo VP Centro de Nutrição Funcional - Rio de Janeiro. É Nutricionista do BNDES (Nutrendo), Consultoria Nutricional do Programa de Treinamento online Treinando em casa com o Rafa @personalrafamachado, , Nutricionista do Projeto Social Avante @projetoavante_ e Nutricionista parceira do N Comidas (marmitas saudáveis e balanceadas) @n.comidas_n.comidas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui