Fernanda Dias: A distância do prazer

Existe uma intercessão entre o gostoso e o saudável. Não é necessário abandonar o prazer para ter saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

Muitas pessoas ainda acreditam que para ser saudável precisam abrir mão do prazer. O ser humano busca naturalmente o prazer em tudo na vida. E na alimentação, isso acontece principalmente, quando a comida é a única válvula de escape para qualquer tipo de sentimento ou situação vivida.



Não é novidade que alimentação saudável é uma questão de prioridade. Na maior parte das vezes, nós sabemos o que devemos fazer, o que devemos comer, porém muitas vezes, nos falta prioridade no momento da decisão de nossas escolhas.

Prioridade não é abdicar de todos os alimentos não saudáveis que são considerados muito gostosos pela maioria da população, por exemplo, pizza, hambúrguer, chocolate, biscoito, sorvete, bolo, refrigerante.

A grande sacada é decidir com qual frequência esses alimentos irão entrar na sua dieta. Se for muito frequente, você está cedendo somente ao prazer momentâneo, sem pensar no impacto e nas consequências da sua saúde a longo prazo. É uma ilusão dizer que jamais você vai comer esses alimentos, a partir do momento que você decidir ter uma boa alimentação.

A distância do prazer é muito pequena. Ela dura da boca até o esôfago, são poucos segundos, não dá tempo nem de perceber e o prazer acabou!

O ato de comer, a relação do indivíduo com a comida, o modo de produção dos alimentos, a enxurrada de produtos industrializados, etc.. tudo está tão diferente nos dias atuais. Diante desses fatos, desenvolvemos um paladar totalmente alterado ao sabor dos alimentos quando comparado a décadas atrás.

E exatamente por isso, estamos tendo dificuldade de associar um alimento naturalmente saudável à sensação de prazer. A boa notícia é que existe uma intercessão entre o gostoso e o saudável!

O que é gostoso e também é saudável? Essa é a pergunta que a gente deve sempre se fazer antes de escolher qual alimento comer. Alimentos saudáveis não devem ser sem graça, preparados de qualquer jeito, caracterizando um padrão alimentar temporário de quem busca o emagrecimento ou o tratamento de alguma doença.

Se você abandonar a mudança de estilo de vida, você volta a adoecer e a engordar. E se você não desenvolver o prazer no que é saudável, tem grandes chances de ficar triste, deprimido e desistir do processo. Se continuar  acreditando que pra ter saúde vai precisar abrir mão do prazer, você não vai conseguir. Essa é justamente a razão que dietas milagrosas não funcionam! 

Que tal descobrir essa intercessão entre o gostoso e o saudável e viver dentro desse equilíbrio na maior parte do tempo?
Te faço esse convite. Ser saudável sem abrir mão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: A distância do prazer
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui