Diante do caos que estamos vivendo com essa pandemia avassaladora, a única coisa que nos resta fazer, em termos de saúde, é nos prevenir. O velho ditado já dizia: é melhor prevenir do que remediar! Esse clichê nunca esteve tão atual neste momento.

Por isso, nossa melhor estratégia é focar no reforço da imunidade. É claro que o Coronavírus pode atacar qualquer pessoa sem distinção, porém, se previamente sua saúde estiver fortalecida, muito provavelmente os impactos da contaminação serão menores e mais brandos. Isso é o pouco que se sabe diante dos estudos científicos. Para falar de imunidade, é preciso falar de equilíbrio entre os 4 Pilares da Saúde: alimentação adequada, exercício físico regular, sono reparador e controle do estresse. 

O primeiro deles, é sem dúvida o mais importante: a alimentação saudável. A dieta adequada deve ser rica em alimentos naturais, frescos, variados e em quantidades moderadas. E para potencializar a saúde podemos lançar mão de alimentos com propriedades imunológicas, como os shots matinais, pois são ótimos para turbinar o organismo logo pela manhã. Adoro a combinação de água, limão espremido e cúrcuma. Outra dica preciosa: invista em frutas ricas em vitamina C, como laranja, tangerina, kiwi, acerola, abacaxi, morango, mamão e manga. E pra fechar com chave de ouro: chá de gengibre com umas gotas de própolis.

O exercício físico é segundo pilar para quem quer ter uma saúde plena. Se exercitar é a ponte entre os aspectos físico e emocional, e é fundamental para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Atualmente, há um leque de opções de consultorias que te ajudam a se exercitar mesmo estando em casa, usando o peso do próprio corpo, sem sequer precisar de muito espaço físico.

O terceiro pilar também é muito importante para manter a saúde em dia: uma boa noite de sono, entre 7 a 8 horas de repouso. Esse é o momento de limpeza do organismo (detox celular), de revitalização energética e de reparação tecidual. Parece óbvio, mas na vida corrida do nosso dia-a-dia a gente acaba esquecendo o quanto é importante dormir bem e que é algo fundamental para aumentar nossa vitalidade e nossa imunidade.

Já o quarto e último pilar da saúde é o controle do estresse. Talvez este seja o mais difícil de ser conquistado, porque sofre influências de fatores externos, muitas vezes, fora do nosso controle. Para isso, as melhores sugestões para conseguir são a terapia, o silêncio e a meditação. Vale experimentar.

A vida não é perfeita, e nunca será! Portanto, faça o seu melhor dentro das circunstâncias apresentadas. Viva com leveza e alegria, seu corpo agradece e sua saúde se fortalece!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui